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Título: Consumo sustentável e a influência das mídias sociais no gerenciamento dos resíduos alimentares
Título(s) alternativo(s): Sustainable consumption and the influence of social media on food waste management
Autor(es): Rossoni, Gabrieli Carolina
Orientador(es): Bortoli, Marcelo
Palavras-chave: Sustentabilidade e meio ambiente
Compostagem
Reciclagem
Redes sociais
Composting
Social networks
Data do documento: 29-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Francisco Beltrao
Citação: ROSSONI, Gabrieli Carolina. Consumo sustentável e a influência das mídias sociais no gerenciamento dos resíduos alimentares. 2023. Dissertação (Mestrado em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, 2023.
Resumo: Só no ano de 2020 foram gerados cerca de 82,5 milhões de toneladas de resíduos, desse total, 39,8% foram dispostos em áreas inadequadas. Tendo em vista o grande número de resíduos gerados e sua má disposição, é visível a necessidade e relevância em buscar diferentes formas de promover a conscientização ambiental. Deve-se buscar inicialmente a minimização do consumo, a partir de práticas que incluem a redução da geração na fonte, além do reuso, reciclagem e recuperação. Uma forma de promover a reciclagem de compostos orgânicos é a prática de compostagem dos resíduos, na qual, a partir de um processo biológico de decomposição da matéria, compostos que inicialmente seriam descartados, podem retornar ao seu ciclo natural. Uma forma de promover a sensibilização ambiental é por meio das redes sociais, pois estudos indicam que a influência interpessoal pode contribuir para um comportamento sustentável, pois o modo de consumo das pessoas pode sofrer influência com base nos conteúdos vistos nas mídias sociais. Frente a essa temática, o objetivo do trabalho foi analisar a influência das mídias sociais no comportamento das pessoas frente ao gerenciamento de resíduos, além de analisar o engajamento para utilização ou não de composteiras domésticas, obtendo um modelo empírico de descrição comportamental dos indivíduos. Foram elaboradas 5 perguntas e aplicadas em um questionário, para obtenção de respostas objetivas, a fim de promover a tabulação de dados e análise estatística, em que se utilizou o software R versão 4.2.3 e o pacote stats. Foram obtidas 253 respostas para as 5 perguntas, onde, a maioria das pessoas demonstrou incômodo com a quantidade de resíduos gerados em casa e manifestou interesse em compartilhar e seguir conteúdos relacionados a sustentabilidade. A maioria das pessoas não conhece ou pratica a técnica de compostagem em casa. A análise estatística mostrou que o gênero é um fator de influência no comportamento dos indivíduos e pessoas que seguem conteúdos de sustentabilidade nas redes sociais tem 3,5 vezes mais chances de responder sim na Q1, que está relacionada com o incômodo das pessoas em relação a quantidade de resíduos que geram em suas residências. Porém, outras ações nas redes sociais não diferiram entre quem se incomoda ou não com o lixo gerado. O que os instiga a pergunta para pesquisas futuras: o que falta para que essas ações se consolidem em nossa dinâmica socioambiental?
Abstract: In 2020 alone, about 82.5 million tons of waste were generated. Of this total, 39.8% were disposed of in inappropriate areas. Given the large amount of waste generated and its poor disposal, the need and relevance to seek different ways to promote environmental awareness is clear. Initially, the minimization of consumption must be desired based on practices that include the reduction of generation at the source and reusing, recycling, and recovery. One way to promote the recycling of organic compounds is the practice of waste composting, in which, from a biological process of decomposition of matter, compounds that would initially be discarded can return to their natural cycle. One way to promote environmental awareness is through social networks because studies indicate that interpersonal influence can contribute to sustainable behavior since people's consumption patterns can be influenced by the content seen on social media. Given this theme, the objective of this study was to analyze the influence of social media on people's behavior towards waste management and to analyze the engagement for the use or not of home composting, obtaining an empirical model of behavioral description of individuals. Five questions were prepared and applied in a questionnaire to get objective answers in order to promote the tabulation of data and statistical analysis, in which the software R version 4.2.3 and the stats package were used. There were 253 answers for the 5 questions, where most people showed discomfort with the amount of waste generated at home and expressed interest in sharing and following content related to sustainability. Most people do not know or practice the composting technique at home. The statistical analysis showed that gender is an influential factor in the behavior of individuals, and people who follow sustainability content on social networks are 3.5 times more likely to answer yes in Q1, which is related to the annoyance of people about the amount of waste they generate in their homes. However, other actions on social networks did not differ between those who are bothered or not about the waste generated. What instigates the question for future research: what is missing for these actions to be consolidated in our socio-environmental dynamics?
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33303
Aparece nas coleções:FB - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental: Análise e Tecnologia Ambiental

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