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Título: Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados
Título(s) alternativo(s): Analysis of an opportunistic network in urban public transport and proposal of new adaptive routing protocols
Autor(es): Herek, Thiago Alexandre
Orientador(es): Fonseca, Anelise Munaretto
Palavras-chave: Transporte urbano - Curitiba (Paraná)
Redes de computadores
Rede de computador - Protocolos
Simulação (Computadores)
Engenharia elétrica
Urban transportation - Curitiba (Paraná)
Computer networks
Computer network protocols
Computer simulation
Electric engineering
Data do documento: 13-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: HEREK, Thiago Alexandre. Análise de uma rede oportunista no transporte público urbano e proposta de novos protocolos de roteamento adaptados. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta dissertação apresenta um modelo de mobilidade projetado para a representação de todo o transporte público urbano da cidade de Curitiba-PR. O modelo foi construído por meio do uso de dados reais e oferece melhores condições de avaliação da capacidade do ambiente como plataforma para a construção de uma VDTN e para o aprimoramento de protocolos de roteamento específicos para esse tipo de cenário. O trabalho também apresenta e avalia os protocolos Spray and Wait Bus e Prophet-bus como modificações dos protocolos originais Spray and Wait e Prophet. Os protocolos propostos utilizam-se das características do ambiente para melhor aproveitamento dos contatos, com o objetivo de aprimorar métricas tais como a taxa de entrega, o atraso e a sobrecarga. No protocolo, são alterados os mecanismos de atualização e envelhecimento da previsibilidade de entrega, modificando o comportamento destas funções nos veículos que possuem contato com o destino ao longo de seu percurso; já no protocolo Spray and Wait Bus, são acrescentadas decisões de encaminhamento inexistentes no protocolo original, explorando da mesma forma as características do transporte público urbano. Resultados obtidos com o Simulador One utilizando um modelo de tráfego que representa uma aplicação de monitoramento de frota, em conjunto com o modelo de mobilidade e os protocolos propostos, apresentam em primeira análise taxas de entrega de até 100% em algumas configurações do ambiente. O resultado demonstra a viabilidade do uso da mobilidade dos veículos do transporte público urbano da cidade para o transporte eficaz de informações. Os resultados também demonstram que os protocolos propostos são capazes de apresentar taxas de entrega mais elevadas, e menor sobrecarga em todas as condições testadas em comparação aos protocolos originais.
Abstract: This dissertation presents a mobility model designed for the representation of all urban public transport in the city of Curitiba-PR. The model is built using real data and offers better conditions of evaluation of the capacity of the environment as a platform for the construction of a VDTN and for the improvement of routing protocols specific to this type of scenario. The work also presents and evaluates the Spray and Wait-Bus and Prophet-bus protocols, as modifications of the original Spray and Wait and Prophet protocols. The proposed protocols use the characteristics of the environment to make better use of the contacts, in order to improve metrics such as delivery rate, delay and overload. In the Prophet-Bus protocol, the mechanisms of updating and aging of the delivery predictability are changed, altering the behavior of these functions in the vehicles that have contact with the destination along its route, already in the protocol Spray-and-Wait-Bus, are added routing decisions, nonexistent in the original protocol, exploring in the same way the characteristics of urban public transportation. Results obtained with Simulator One, using a traffic model representing a fleet monitoring application, together with the mobility model and the proposed protocols, first present delivery rates of up to 100% in some configurations of the environment. This result demonstrates the feasibility of using the mobility of urban public transport vehicles in the city for the efficient transportation of information. The results also demonstrate that the proposed protocols are capable of presenting higher delivery rates and lower overhead in all conditions tested compared to the original protocols.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3325
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