Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3324
Título: As tecnologias da informação e comunicação na perspectiva de professores do ensino médio das escolas estaduais do município de Colombo - Paraná
Título(s) alternativo(s): Information and communication technologies from the perspective of high school teachers from the state schools of the municipality of Colombo - Paraná
Autor(es): Silva, Elio Da
Orientador(es): Moreira, Herivelto
Palavras-chave: Tecnologia da informação - Aspectos sociais
Professores de ensino de segundo grau - Formação - Colombo (Paraná)
Prática de ensino
Aprendizagem
 Professores - Efeito das inovações tecnológicas
Inclusão digital
Política pública
Tecnologia - Filosofia
Information technology - Social aspects
High school teachers - In-service training - Colombo (Paraná, Brazil)
Student teaching
Learning
Teachers - Effect of technological innovations on
Digital divide
Public policy
Technology - Philosophy
Data do documento: 25-Abr-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Elio Da. As tecnologias da Informação e comunicação na perspectiva de professores do ensino médio das escolas estaduais do município de Colombo - Paraná. 2018. 160 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Atualmente, vive-se num cenário em que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes nos meios sociais e educacionais. As TIC podem proporcionar mudanças no processo ensino- aprendizagem, porém o professor e a escola via gestores e equipe pedagógica, precisam entender o potencial que elas oferecem como recurso pedagógico na educação. O objetivo do estudo foi analisar a concepção de professores das escolas estaduais do município de Colombo-PR, sobre a utilização das TIC como recurso pedagógico no processo ensino-aprendizagem. A revisão da literatura aborda conceitos e questões inerentes à tecnologia e educação: a tecnologia na perspectiva dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e a filosofia da tecnologia com a teoria crítica; as TIC na educação; o Programa Paraná Digital (PRD) e as políticas públicas de inserção de tecnologias nas escolas estaduais do Paraná; a apropriação das TIC pelos professores, envolvendo o como os professores aprendem a utilizar as TIC, a importância da formação, os incentivos oferecidos pelas escolas através dos gestores para o uso das TIC; o uso das TIC pelos professores para a mediação do processo ensino-aprendizagem. A pesquisa foi qualitativa de natureza interpretativa. O estudo foi realizado nas escolas estaduais no município de Colombo-PR Núcleo Regional, Área Metropolitana Norte. A técnica para a coleta de dados foi a entrevista individual semiestruturada. Os participantes do estudo foram 12 professores das disciplinas da matriz curricular do ensino médio. A amostra foi intencional por critérios. Os principais resultados do estudo foram: os professores encontram dificuldades para o uso das TIC como; falta de infraestrutura e manutenção dos equipamentos tecnológicos nas escolas; falta de conhecimento sobre como utilizar as TIC como recurso pedagógico. Os professores utilizam as TIC mantendo metodologias tradicionais com novas ferramentas. Em relação à busca de conhecimentos sobre como integrar as TIC nas aulas e atividades, a falta de formação inicial e continuada, leva a predominância da individualidade dos professores sem a orientação dos gestores e da mantenedora. Faltam incentivos dos gestores e equipe pedagógica nas escolas para apropriação e integração das TIC nas atividades pedagógicas e desenvolvimento de atividades colaborativas; os professores possuem concepção ingênua sobre as TIC pois consideram que o simples acesso às ferramentas tecnológicas inova o processo ensino-aprendizagem.
Abstract: Currently, we live in a scenario where Information and Communication Technologies (ICT) are increasingly present in social and educational environments. ICTs can provide changes in the teaching-learning process, but the teacher and the school via managers and pedagogical team need to understand the potential they offer as a pedagogical resource in education. The objective of the study was to analyze the conception of teachers of the state schools of the city of Colombo-PR, on the use of ICT as a pedagogical resource in the teaching-learning process. The literature review addresses concepts and issues inherent to technology and education: technology from the perspective of studies in Science, Technology and Society (CTS) and the philosophy of technology with critical theory; ICT in education; the Paraná Digital Program (PRD) and the public policies of insertion of technologies in the state schools of Paraná; the appropriation of ICT by teachers, involving how teachers learn to use ICT, the importance of training, the incentives offered by schools through the use of ICT managers; the use of ICT by teachers for mediation of the teachinglearning process. The research was qualitative of an interpretive nature. The study was carried out in state schools in the municipality of Colombo-PR - Regional Nucleus, North Metropolitan Area. The technique for data collection was the semistructured individual interview. The study participants were 12 teachers from the disciplines of the high school curriculum matrix. The sample was intentional by criteria. The main results of the study were: teachers find difficulties for the use of ICT as; lack of infrastructure and maintenance of technological equipment in schools; lack of knowledge about how to use ICT as a pedagogical resource. Teachers use ICT by maintaining traditional methodologies with new tools. In relation to the search for knowledge on how to integrate ICT in classes and activities, the lack of initial and continuous training leads to the predominance of individuality of teachers without the guidance of managers and the maintainer. There is a lack of incentives for managers and pedagogical staff in schools for the appropriation and integration of ICT in pedagogical activities and the development of collaborative activities; the teachers have a naive conception about the ICT because they consider that the simple access to the technological tools innovates the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3324
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGTE_M_Silva, Elio da_2018.pdf4,62 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.