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Título: Trabalho remoto em contexto pandêmico: da organização à desorganização do trabalho de docentes que atuam no ensino superior
Título(s) alternativo(s): Remote work in a pandemic context: from organization to disorganization of the work of teachers who work in higher education
Autor(es): Oliveira, Juliane de
Orientador(es): Faria, José Henrique de
Palavras-chave: Teletrabalho
Universidades e faculdades - Corpo docente - Produtividade do trabalho
Administração do tempo - Corpo docente
COVID-19, Pandemia de, 2020
Ensino superior - Administração
Telecommuting
Universities and colleges - Faculty - Labor productivity
Time management - Faculty
COVID-19 Pandemic, 2020-
Education, Higher - Administration
Data do documento: 6-Out-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Juliane de. Trabalho remoto em contexto pandêmico: da organização à desorganização do trabalho de docentes que atuam no ensino superior. 2024. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Com o advento da pandemia da covid-19, mudanças ocorreram no trabalho do docente. Com essa premissa, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar a reorganização e desorganização do trabalho de docentes que atuam no Ensino Superior no curso de Administração de Empresas em uma instituição pública brasileira a partir do teletrabalho imposto pela pandemia da covid-19. De início, é realizada uma revisão de literatura a respeito do teletrabalho compulsório, discutida à luz dos conceitos de controle sobre o processo de trabalho, tempo livre e tempo disponível, controle da subjetividade e organização dos trabalhadores; apresenta uma breve discussão sobre a organização do trabalho do professor universitário a partir do século XX e a precarização do trabalho docente durante o Ensino Remoto Emergencial. Em seguida, busca-se expor o método de pesquisa que se aproxima da proposta da Ontologia e Epistemologia Crítica do Concreto, a partir de uma abordagem qualitativa, de natureza analítico-descritiva, do tipo ex-post-facto, que compreende o período entre 2020 e 2022, no qual a data inicial envolve a declaração de pandemia da covid- 19 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e a final corresponde ao retorno majoritário das atividades presenciais. Participaram da pesquisa 9 docentes que atuam no Ensino Superior no curso de Administração de Empresas. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e documentos – normativas institucionais. A análise dos dados é pautada na análise de conteúdo. Na sequência, são apresentados os resultados da pesquisa, que evidenciam as mudanças ocorridas no trabalho docente durante o contexto pandêmico. Entre os elementos de reorganização estão: as adaptações tecnológicas no exercício das atividades remotas; as alterações nas rotinas profissionais e pessoais dos docentes; a extensão da jornada e intensificação do trabalho; a falta de rede de apoio; e a falta de suporte e/ou recurso por parte da instituição de ensino estudada. Os dados revelaram contradições na percepção dos docentes, em que aspectos considerados como vantajosos em certos momentos também se tornaram desafios em outros e, também, que o teletrabalho em contexto pandêmico desorganiza o trabalho docente ao modificar drasticamente as formas convencionais do processo de ensino-aprendizagem, colocando em dúvida a efetividade dos métodos de ensino e das abordagens educacionais empregadas para compartilhar informações com os estudantes, bem como ao dificultar a interação entre professores e estudantes. Considera-se importante reconhecer todos esses desafios que fazem parte da profissão docente e pensar maneiras de melhorar as condições de trabalho desses profissionais, não somente durante o teletrabalho, mas, também, em outras situações. É preciso, ao mesmo tempo, lutar por políticas mais sensíveis e por um suporte apropriado para assegurar que os professores sejam tratados com a atenção devida, sem serem forçados a comprometer sua saúde em prol do trabalho. Reforçando a concepção de que assegurar a segurança e o bem-estar dos trabalhadores é uma responsabilidade coletiva, as ações empreendidas por sindicatos e por associações docentes, em colaboração com grupos e comunidades, desempenham um papel vital e devem ser encorajadas e fortalecidas.
Abstract: With the advent of the covid-19 pandemic, changes occurred in the teacher’s work. With this premise, the present research aims to: analyze the reorganization and disorganization of the work of teachers who work in Higher Education in the Business Administration course in a Brazilian public institution based on teleworking imposed by the covid-19 pandemic. Initially, a literature review is carried out regarding compulsory teleworking, discussed in light of the concepts of control over the work process, free time and available time, control of subjectivity and organization of workers; presents a brief discussion about the organization of university professors’ work from the 20th century onwards and the precariousness of teaching work during Emergency Remote Teaching. Next, we seek to expose the research method that comes close to the proposal of Concrete Critical Ontology and Epistemology, based on a qualitative approach, of an analytical-descriptive nature, of the ex-post-facto type, which encompasses the period between 2020 and 2022, in which the initial date involves the declaration of the covid-19 Pandemic by the World Health Organization (WHO) and the final date corresponds to the majority return of in-person activities. Nine professors who work in Higher Education on the Business Administration course participated in the research. Data were collected through semi-structured interviews and institutional normative documents. Data analysis is based on content analysis. Next, the research results are presented, which highlight the changes that occurred in teaching work during the pandemic context. Among the elements of reorganization are: technological adaptations in carrying out remote activities; changes in teachers’ professional and personal routines; the extension of the working day and intensification of work; the lack of a support network; and, the lack of support and/or resources from the educational institution studied. The data revealed contradictions in the teachers’ perception, in which aspects considered as advantageous at certain times also became challenges at others and also that teleworking, in a pandemic context, disorganizes teaching work by drastically modifying the conventional forms of the teaching-learning process, casting doubt on the effectiveness of teaching methods, educational approaches and pedagogical strategies used to share information with students, as well as hindering interaction between teachers and students. It is considered important to recognize all these challenges that are part of the teaching profession and think about ways to improve the working conditions of these professionals, not only during teleworking, but also in other situations. It is necessary, at the same time, to fight for more sensitive policies and appropriate support to ensure that teachers are treated with due attention, without being forced to compromise their health for the sake of work. Reinforcing the concept that ensuring the safety and well-being of workers is a collective responsibility, the actions taken by unions and teaching associations, in collaboration with groups and communities, play a vital role and must be encouraged and strengthened.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33212
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