Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33199
Título: Representações de masculinidades e feminilidades no design de produtos: um estudo de caso no setor de eletrodomésticos
Título(s) alternativo(s): Representations of masculinity and femininity in product design: a case study in the appliance sector
Autor(es): Morais, Vinícius Miranda de
Orientador(es): Santos, Marinês Ribeiro dos
Palavras-chave: Projeto de produto
Eletrodomésticos - Projetos
Tecnologia - Aspectos sociais
Cultura - Estudo e ensino
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Identidade de gênero
Segmentação de mercado
Projeto de sistema centrado no usuário
Papel sexual
Limpeza e organização da casa - Aspectos sociais
Feminilidade
Masculinidade
Product design
Household appliances, Electric - Design
Technology - Social aspects
Culture - Study and teaching
Interdisciplinary approach to knowledge
Gender identity
Market segmentation
User-centered system design
Sex role
House cleaning - Social aspects
Femininity
Masculinity
Data do documento: 14-Set-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MORAIS, Vinicius Miranda de. Representações de masculinidades e feminilidades no design de produtos: um estudo de caso no setor de eletrodomésticos. 2024. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Esta pesquisa tem como objeto de estudo o processo de desenvolvimento de produtos industriais da Empresa WX, multinacional estrangeira do setor de eletrodomésticos com filiais no sul e sudeste do Brasil. Neste sentido, procura destacar as formas pelas quais as representações e autorrepresentações de gênero constituem e afetam a sua estrutura organizacional e produtiva, especificamente, em relação à divisão do trabalho, seus procedimentos de projeto e, consequentemente, os resultados dos projetos frente ao seu público-alvo. O foco em tal empresa se justifica pelo fato de o seu processo de desenvolvimento de eletrodomésticos: destinar seus produtos, prioritariamente, ao público feminino; se alinhar a uma perspectiva de projeto que, supostamente, centraliza suas práticas nas características e necessidades das/os suas/seus usuárias/os; possuir setores de marketing, design e engenharia consolidados e entendidos como fundamentais para a criação dos seus produtos; contar com um processo produtivo seriado com grande escala de produção e distribuição; possuir uma estrutura organizacional composta por setores e áreas especializadas e hierarquizadas. Neste contexto, minha análise se volta para as relações de trabalho e os procedimentos projetuais dos setores de marketing, design e engenharia, responsáveis, respectivamente, pelas pesquisas de mercado relacionadas ao público-alvo, desenho, gestão de projeto e produção dos eletrodomésticos. Me afilio a uma perspectiva interdisciplinar, dialogando com os Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia, os Estudos de Gênero e os Estudos Culturais objetivando caracterizar a estrutura organizacional e produtiva da Empresa WX, assim como seus procedimentos de projeto, como tecnologias de gênero que constituem e são constituídas por estereótipos de gênero implicados, fundamentalmente, nos direcionamentos e resultados dos seus projetos. Caracterizo esta pesquisa como estudo de caso afiliado aos princípios e procedimentos da história oral. Para tanto, privilegio a realização de entrevistas narrativas para a coleta dos dados. Como resultado, procuro destacar o caráter sociotécnico da construção do gênero, propiciando uma reflexão crítica sobre a historicidade das práticas de projeto e, portanto, sobre o seu potencial para o mantenimento, atualização mas, também, transformação sociocultural.
Abstract: This research has as object of study the development process of industrial products of WX Company, a foreign multinational in the home appliance sector with branches in the south and southeast of Brazil. In this sense, it seeks to highlight the ways in which gender representations and self-representations constitute and affect its organizational and productive structure, specifically, in relation to the division of labor, its design procedures and, consequently, the results of the projects in front of its target audience. The focus on such a company is justified by its appliance development process: it targets, its products, primarily, to the female audience; aligns with a design perspective that supposedly centers its practices on the characteristics and needs of its users; has consolidated marketing, design and engineering sectors understood as fundamental for the creation of its products; has a serial production process with a large scale of production and distribution; has an organizational structure composed of sectors and specialized and hierarchical areas. In this context, my analysis turns to the working relationships and design procedures of the marketing, design and engineering sectors, responsible, respectively, for market research related to the target audience, design, project management and production of home appliances. I adhere to an interdisciplinary perspective, establishing a dialogue with the Social Studies of Science and Technology, Gender Studies and Cultural Studies, aiming to characterize the organizational and productive structure of the WX Company, as well as its design procedures, as gender technologies that constitute and are made up of gender stereotypes fundamentally implicated in the directions and results of their projects. I characterize this research as a case study affiliated to the principles and procedures of oral history. Thus, I privilege the performance of narrative interviews for data collection. As a result, I try to highlight the sociotechnical nature of the construction of the genre, providing a critical reflection on the historicity of design practices and, therefore, on their potential for maintenance, updating, but also sociocultural transformation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33199
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
representacoesfeminilidadesmasculinidadesdesign.pdf9,46 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons