Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Soliane-
dc.date.accessioned2018-08-06T11:22:27Z-
dc.date.available2018-08-06T11:22:27Z-
dc.date.issued2018-03-29-
dc.identifier.citationMOREIRA, Soliane. Ensino de matemática para surdos: uma abordagem bilíngue. 2018. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3316-
dc.descriptionAcompanha: Videoaulas em libras ensino de matemática para surdos: uma abordagem bilíngue; Frações: aulas em libras para surdospt_BR
dc.description.abstractThe theme of this research the teaching of mathematics for deaf people in a bilingual perspective. This research has a qualitative approach, using the research-action as a strategy. The general objective is pointing the contribution of bilingualism in the process of fractions content’s appropriation, of 6th year of elementary school, in deaf students of this series. We have studied the formation of concepts based on the stages of Galperin’s theory (2009), allied to the bilingual approach to deaf education. The research was made in a Multifunctional Resource Room with deaf students. In order to know the reality of the school, the dynamics in which these students are inserted in Math classes and know the most difficult content of 6th grade to be taught/learned for these students, we have conducted semi-structured interviews with Math teachers, with Libras interpreters and with deaf students. The interviews revealed that the most difficult content for them is Fractions, which was the subject of the intervention. With the bilingual approach, in which the lesson is given in sign language and the activities, games and materials used prioritize the visual aspect; eight classes about Fractions were taught. From the classes with the deaf students, we have created as educational product of this research, a channel in YouTube, with one lesson about fractions in Libras, in order to deaf people have access to the Math in Libras, their first language. The result of this research was positive because the students have assimilated the contents through the activities done in classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstudantes surdospt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectBilinguismopt_BR
dc.subjectDeaf studentspt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFraçõespt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.titleEnsino de matemática para surdos: uma abordagem bilínguept_BR
dc.title.alternativeMathematics teaching for deaf people: a bilingual approachpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como tema o ensino de matemática para surdos numa perspectiva bilíngue. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, usando da pesquisa-ação como estratégia. O objetivo geral é elencar e analisar as contribuições do bilinguismo no processo de apropriação do conteúdo de frações, do 6º ano do ensino fundamental, em alunos surdos desta mesma série. Estudamos a formação de conceitos fundamentados nas etapas da teoria de Galperin (2009), aliada à abordagem bilíngue para educação de surdos. A pesquisa foi levada a efeito em uma Sala de Recursos Multifuncional com alunos surdos. Para conhecer a realidade da escola, a dinâmica das aulas de Matemática que esses alunos estão inseridos e pesquisar o conteúdo do 6º ano de maior dificuldade para ser ensinado/aprendido, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os professores de matemática, os intérpretes de Libras e os alunos surdos. As entrevistas revelaram que o conteúdo de maior dificuldade é Frações, que foi o assunto da intervenção. Utilizando a abordagem bilíngue, em que a aula é ministrada em língua de sinais e as atividades, jogos e materiais usados priorizam o aspecto visual, foram ministradas oito aulas sobre frações. A partir das aulas com os alunos surdos, desenvolvemos como produto educacional dessa pesquisa, um canal no youtube, com aulas sobre o conteúdo de frações em Libras, para que pessoas surdas tenham acesso à matemática em Libras, sua primeira língua. O resultado desse estudo foi positivo, porque os alunos assimilaram os conteúdos por meio das atividades realizadas durante as aulas.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8256340941240435pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Shimazaki, Elsa Midori-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9372609347074339pt_BR
dc.contributor.referee1Sales, Elielson Ribeiro de-
dc.contributor.referee2Santos Júnior, Guataçara dos-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.