Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33025
Título: Precificação dos produtos e serviços de uma autocenter
Título(s) alternativo(s): Pricing of an automotive center´s products and services
Autor(es): Santos, Leonardo Fabricio Vieira
Orientador(es): Fank, Lotário
Palavras-chave: Contabilidade de custo
Oficinas mecânicas
Preços - Determinação
Cost accounting
Machine shops
Basing-point system
Data do documento: 1-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Leonardo Fabricio Vieira. Precificação dos produtos e serviços de uma auto center. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, PR, 2023.
Resumo: Um dos pontos fundamentais em uma empresa é a estipulação mais adequada do preço final de seus produtos, para que isso seja possível de ser definido é necessário desenvolver a gestão de custos das operações desenvolvidas na empresa. O presente trabalho trouxe uma solução mais adequada para precificação dos produtos e serviços. Ao longo do trabalho foi estudado e desenvolvido princípios da gestão de custos, principalmente os métodos de Custeio Variável e métodos de formação de preço como Markup. Para a realização do trabalho foi coletado junto a empresa informações financeiras de seu controle interno, os dados obtidos foram analisados com base nos conceitos da gestão de custos para que ser estabelecido a melhor maneira de utilização dos métodos mencionados anteriormente. Sendo assim, se chegou em preços e métodos mais adequados para serem praticados na elaboração do valor dos serviços e produtos fornecidos pela empresa.
Abstract: One of the fundamental points in a company is the most appropriate stipulation of the final price of its products, so that this can be stipulated it is necessary to develop the cost management of the operations developed in the company. This paper will present a more appropriate solution for pricing products and services. Throughout the work will be studied and developed principles of cost management, e specially the methods of Variable Costing and price formation methods, such as Markup. For the accomplishment of the work, financial information from the internal control will be collected from the company. The data obtained will be analyzed based on the concepts of cost management in order to establish the best way to use the methods mentioned above. In this way, the most appropriate prices and methods were arrived at, to be used to establish the value of the services and products provided by the company.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/33025
Aparece nas coleções:MD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
precificacaoprodutosservicosauto.pdf606,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons