Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32999
Título: Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante
Título(s) alternativo(s): Relationships with knowledge and physics teaching learning: perceptions of students from basic education by student matrix analysis
Autor(es): Morais, Helenice Satie
Lima, João Paulo Camargo de
Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Física - Estudo e ensino
Conhecimento e aprendizagem
Percepção
Educação básica
Physics - Study and teaching
Knowledge and learning
Perception
Basic education
Data do documento: 8-Ago-2020
Câmpus: Londrina
Citação: MORAIS, Helenice Satie; LIMA, João Paulo Camargo de; ROCHA, Zenaide de Fátima Dante Correia. Relações com o saber e o ensino-aprendizagem da física: percepções dos estudantes da educação básica pela análise da matriz do estudante. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 5, p. 281-302, ago. 2020. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2494. Acesso em: 4 dez. 2023.
Resumo: O ensino e a aprendizagem da física na Educação Básica desperta cada vez mais a atenção dos pesquisadores que visam melhorias nesta área da educação. Este trabalho apresenta a investigação e análise das relações epistêmicas, pessoais e sociais com o saber, por meio da ferramenta analítica Matriz do Estudante apresentada por Arruda, Benício e Passos (2017) referente ao ensino, aprendizagem e conteúdos da física, pela ótica dos estudantes da Educação Básica de um Colégio Estadual, na cidade de Londrina – Paraná. Foi elaborado um questionário estruturado, o qual foi respondido pelos referidos estudantes na forma escrita, com a proposta de investigar as relações com o saber da física. As percepções dos estudantes demonstraram seus conhecimentos, sentimentos e valorização a respeito do ensino praticado pelos professores, da sua própria aprendizagem e da relação dos professores com os conteúdos da física e com sua profissão. A ferramenta analítica revelou a importância das percepções dos estudantes, para assim ocorrer a compreensão e ascensão da trajetória que os conduz aos avanços nos campos do ensino e da aprendizagem da física, sendo ainda possível estabelecer perfis para cada estudante ou de um grupo específico de estudantes por meio de suas manifestações a respeito das referidas relações.
Abstract: The teaching and learning of physics in Basic Education is increasingly attracting the attention of researchers who seek improvements in this area of education. This work presents the investigation and analysis of epistemic, personal and social relationships with knowledge, through the analytical tool Student Matrix presented by Arruda, Benício e Passos (2017) regarding the teaching, learning and content of physics, from the perspective of students of Basic Education of a State College, in the city of Londrina Paraná. A structured questionnaire was prepared and answered by these students in written form, with the proposal to investigate the relationship with the knowledge of physics. Students’ perceptions have demonstrated their knowledge, feelings and appreciation of teachers’ teaching, their own learning and teachers’ relationship to the content of physics and their profession. The analytical tool revealed the importance of students' perceptions, so that the understanding and ascension of the trajectory that leads them to advances in the fields of teaching and learning physics can occur, and it is also possible to establish profiles for each student or for a specific group of students through their manifestations regarding the aforementioned relationships.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32999
ISSN: 2179-426X
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
saberensinoaprendizagemfisica.pdf532,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons