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Título: Somos um povo de caminhos salgados: a representação do envelhecimento e da reificação em Valter Hugo Mãe
Título(s) alternativo(s): We are a folk of salty paths: the representation of aging and reification in Valter Hugo Mãe
Autor(es): Carvalho, Ana Flávia Lorena de
Orientador(es): Almeida, Rogério Caetano de
Palavras-chave: Reificação
Envelhecimento na literatura
Literatura portuguesa
Alienação (Filosofia)
Mãe, Valter Hugo, 1971- - Crítica e interpretação
Reification
Aging in literature
Portuguese literature
Alienation (Philosophy)
Data do documento: 30-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CARVALHO, Ana Flavia Lorena de. Somos um povo de caminhos salgados: a representação do envelhecimento e da reificação em Valter Hugo Mãe. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O respectivo escrito objetiva tecer uma crítica literária materialista acerca de a máquina de fazer espanhóis (2016), do português Valter Hugo Mãe. O fio condutor da análise é a temática da reificação, observada a partir da figuração do envelhecimento do protagonista e da transformação de suas relações sociais nesse período da vida. As enunciações supramencionadas são aplicadas à obra de Mãe desde o princípio da narrativa, tendo em vista que o enredo é inaugurado com a inserção de antónio no asilo após a morte de sua companheira, sendo depositado na instituição como se ele fosse uma “coisa”. Para além do conteúdo, a obra demonstra em sua literariedade formal a maneira pela qual o personagem se sente uma burocracia, bem como, o lar da feliz idade configura-se como um espaço de solidão, as instâncias sociais tornam-se limitadas e excludentes, entre outros aspectos reificantes. Para tanto, as linhas de Karl Marx em O capital (1867/1996) serão fundamentais no que se refere à conceitualização do fenômeno da alienação e do fetichismo da mercadoria, concepções caríssimas para o entendimento da categoria de reificação proposta por György Lukács em História e consciência de classe (1923/1989); articulando o conceito à contemporaneidade, Axel Honneth em Reificação: um estudo de teoria do reconhecimento (2018) propõe argumentos e perspectivas elementares para tal deslocamento, fazendo com que a definição de “reconhecimento” permeie todo o escrito; ao tratar do envelhecimento, as vozes de Nobert Elias em A solidão dos moribundos (2001) e de Noreena Hertz em O século da solidão (2020) serão fundamentalmente evocadas; pela temática constituir-se como essencialmente moderna, a visão de Marshall Berman sobre a modernidade em Tudo que é sólido desmancha no ar (1995) revelase de igual importância no que diz respeito ao mote desta pesquisa. Por fim, em razão de o narrador exprimir um viés memorialístico sobre suas experiências, os textos de Ecléa Bosi (1994) e de Walter Benjamin (1997) no que tange às memórias dos velhos e à narração das vivências cotidianas também são primordiais.
Abstract: The respective writing aims to weave a materialist literary criticism about the Spanish machine (2016), by the Portuguese writer Valter Hugo Mãe. Their social relationships during this period of life. The aforementioned enunciations are applied to Mãe’s work from the beginning of the narrative, considering that the plot is inaugurated with the insertion of antónio in the asylum after the death of his partner, being deposited in the institution as if he were a “thing”. In addition to the content, the work demonstrates in its formal literariness the way in which the character feels like a bureaucracy, as well as, the home of happy age is configured as a space of solitude, social instances become limited and exclusive, among other reifying aspects. To this end, the lines of Karl Marx in Capital (1867/1996) will be fundamental with regard to the conceptualization of the phenomenon of alienation and commodity fetishism, very expensive concepts for understanding the category of reification proposed by György Lukács in History and class consciousness (1923/1989); articulating the concept to contemporaneity, Axel Honneth in Reification: a study of recognition theory (2018) proposes arguments and elementary perspectives for such displacement, making the definition of “recognition” permeate the entire writing; when dealing with aging, the voices of Nobert Elias in A solitude dos moribundos (2001) and Noreena Hertz in The century of solitude (2020) will be fundamentally evoked; Due to the fact that the theme is essentially modern, Marshall Berman’s view of modernity in Tudo que é solid desmancha no ar (1995) proves to be of equal importance with regard to the motto of this research. Finally, because the narrator expresses a memorialistic bias about his experiences, the texts by Ecléa Bosi (1994) and Walter Benjamin (1997) regarding the memories of the elderly and the narration of everyday experiences are also essential.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32966
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