Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira, Katiane Souza de-
dc.date.accessioned2023-11-17T18:31:02Z-
dc.date.available2023-11-17T18:31:02Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Katiane Souza de. Investigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o Geogebra e o Gnu Octave. 2023. Dissertação (Mestrado em Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32891-
dc.description.abstractIn this work, we propose didactic activities for mathematics teachers in Basic Education to employ/adapt when addressing content such as divisibility, functions, matrices, areas, volumes, and conic sections in the classroom. In developing the didactic activities, we use problem-solving via digital technologies as a methodological resource, covering specific competencies and skills outlined in the National Common Curricular Base (BNCC) and the Curriculum Reference for High School in Paraná (RCEMP). We solve the problems structured in the didactic sequences with the help of GeoGebra and GNU Octave software, which are freely accessible remotely. These problems are extensions of propositions and stories in two of Malba Tahan’s works: “The Man Who Caunted” and “Amusing and Curious Mathematics”. We conclude that using digital technologies to solve arithmetic, algebraic, and geometric problems makes it possible to particularize/generalize results and interrelate content.pt_BR
dc.description.sponsorshipUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDivisãopt_BR
dc.subjectSeções cônicaspt_BR
dc.subjectAritmética - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTahan, Malba, 1895-1974pt_BR
dc.subjectGeoGebra (Software)pt_BR
dc.subjectGNU Octave (Programa de computador)pt_BR
dc.subjectDivisionpt_BR
dc.subjectConic sectionspt_BR
dc.subjectArithmetic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectComputer software - Educationpt_BR
dc.titleInvestigando problemas aritméticos, algébricos e geométricos com o Geogebra e o Gnu Octavept_BR
dc.title.alternativeInvestigating arithmetic, algebraic, and geometric problems with Geogebra and Gnu Octavept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPropomos neste trabalho atividades didáticas para o professor de matemática da Educação Básica empregar/adaptar ao abordar em sala de aula conteúdos como divisibilidade, funções, matrizes, áreas, volumes e seções cônicas. Na elaboração das atividades didáticas, utilizamos como recurso metodológico a resolução de problemas via tecnologias digitais, contemplando competências específicas e habilidades delineadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular para o Ensino Médio do Paraná (RCEMP). Os problemas estruturados nas sequências didáticas são solucionados com o auxílio dos softwares GeoGebra e GNU Octave, ambos de acesso remoto e gratuito, e são extensões de problemas e contos presentes em duas das obras de Malba Tahan: “O homem que calculava” e “Matemática divertida e curiosa”. Concluímos que o emprego de tecnologias digitais na solução de problemas aritméticos, algébricos e geométricos possibilita particularizar/generalizar resultados assim como interrelacionar conteúdos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3250-0109pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456174900223250pt_BR
dc.contributor.advisor1Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Saito, Olga Harumi-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7079-4502pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4924034629819476pt_BR
dc.contributor.referee1Mathias, Carmen Vieira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5667-159Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645pt_BR
dc.contributor.referee2Sano, Mari-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-3822-917Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4848869483816504pt_BR
dc.contributor.referee3Nós, Rudimar Luiz-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9219-0811pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377393528295346pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.capesMatemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
investigandoproblemasgeogebraoctave.pdf13,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons