Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32888
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Vanessa Carneiro-
dc.date.accessioned2023-11-17T17:17:17Z-
dc.date.available2023-11-17T17:17:17Z-
dc.date.issued2023-08-29-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Vanessa Carneiro. Cerzido invisível: enunciação editorial e materialidades dos fotolivros Rua e Paranoia. 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32888-
dc.description.abstractIf literature is understood as a symbolic system (CANDIDO, 2023), then it depends equally on the literary producers, the reading public, and the material means that make this communication possible. In other words, literary works are not the texts imagined by the authors, but the way in which this creation reaches the readers, a materiality that reveals, with more or less emphasis, the historical, social, technological and political conditions available at the time of its production. Therefore, this research has tried to show how these conditions are revealed in two similar and contemporary works: Rua (1961), by Guilherme de Almeida and Eduardo Ayrosa, and Paranoia (1963), by Roberto Piva and Wesley Duke Lee, two books of poetry and photographs that deal with the city of São Paulo. To this end, the two works were observed through four denominators: i) the author of the poems and his position in the Brazilian literary tradition; ii) the author of the photographic images; iii) the publisher and his position in the historical panorama of the São Paulo publishing market; iv) the book that resulted from these relationships. The observation of these cases together forms what Emmanuël Souchier (1998; 2007) postulated as “editorial enunciation”, one of the theories that underpinned this research, in addition to authors from critical bibliography and the history of written culture, such as Roger Chartier (2007; 2014) and D. F. Mackenzie (2018); the history of the Brazilian publishing industry by Laurence Hallewell (2012) and Cilza Carla Bignotto (2018); and the contextualization of the history of Brazilian culture and literature by Antonio Candido (1989; 2006; 2023). More specifically, given the nature of the works analyzed, authors such as Roland Barthes (2022), Susan Sontag (2004), and John Berger (2013) substantiate the comments on photography, as well as Natalia Brizuela’s (2014) research and conclusions on photography in the context of contemporary Latin American art. Finally, Antoine Compagnon (2014), Néstor Canclini (2015), and Marshall Berman (2007) lead the discussion on how modernity and modernism are reflected in the two works.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEditoraçãopt_BR
dc.subjectLivrospt_BR
dc.subjectPoesiapt_BR
dc.subjectFotografia na literaturapt_BR
dc.subjectFotolivrospt_BR
dc.subjectAlmeida, Guilherme de, 1890-1969pt_BR
dc.subjectPiva, Roberto, 1937-2010pt_BR
dc.subjectEditingpt_BR
dc.subjectBookspt_BR
dc.subjectPoetrypt_BR
dc.subjectPhotography in literaturept_BR
dc.subjectPhotobookspt_BR
dc.titleCerzido invisível: enunciação editorial e materialidades dos fotolivros Rua e Paranoiapt_BR
dc.title.alternativeEditorial enunciation and materialities of the photobooks Rua and Paranoiapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoSe a literatura é entendida como um sistema simbólico (CANDIDO, 2023), então ela depende, na mesma medida, tanto dos produtores literários quanto do público leitor e dos meios materiais que possibilitam essa comunicação. Em outras palavras, as obras literárias não são os textos imaginados pelos autores, mas a forma como essa criação chega a seus leitores, materialidade esta que revela, com mais ou menos ênfase, as condições históricas, sociais, tecnológicas e políticas disponíveis no momento de sua produção. Assim, esta pesquisa procurou demonstrar como essas instâncias se revelam em duas obras similares e contemporâneas: Rua (1961), de Guilherme de Almeida e Eduardo Ayrosa, e Paranoia (1963), de Roberto Piva e Wesley Duke Lee, dois livros de poemas e fotografias cujo mote é a cidade de São Paulo. Para isso, as duas obras foram observadas considerando quatro denominadores: i) o autor dos poemas e sua posição na tradição literária brasileira; ii) o autor das imagens fotográficas; iii) a editora e sua posição no panorama histórico do mercado editorial paulista; iv) o livro resultante dessas relações. A observação dessas instâncias em conjunto formam aquilo que Emmanuël Souchier (1998; 2007) postulou como “enunciação editorial”, uma das teorias que embasou esta pesquisa, além dos autores da bibliografia crítica e da história da cultura escrita, como Roger Chartier (2007; 2014) e D. F. Mackenzie (2018); a história da indústria editorial brasileira de Laurence Hallewell (2012) e de Cilza Carla Bignotto (2018); e a contextualização da história da cultura e da literatura brasileira de Antonio Candido (1989; 2006; 2023). De maneira mais específica, considerando a natureza das obras em análise, autores como Roland Barthes (2022), Susan Sontag (2004) e John Berger (2013) fundamentaram os comentários a respeito da fotografia, assim como a pesquisa de Natalia Brizuela (2014) e suas conclusões sobre a fotografia no contexto da arte contemporânea da América Latina. Por fim, Antoine Compagnon (2014), Néstor Canclini (2015) e Marshall Berman (2007) orientaram a discussão sobre a maneira como a modernidade e o modernismo transparecem nas duas obras.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-1867-0577pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4849820159020051pt_BR
dc.contributor.advisor1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee1Lemos, Anuschka Reichmann-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-0191-5731pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290303788421656pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Marcelo Fernando de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2206-1472pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4315132452111762pt_BR
dc.contributor.referee3Gruner, Clóvis Mendes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-0072-4298pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4400370278287507pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
cerzidoinvisivelmaterialidadesfotolivros.pdf4,74 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons