Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3287
Título: O livro na cibercultura: um estudo sobre práticas de leitura de estudantes universitários
Autor(es): Bogoni, Fernanda Brandalise
Orientador(es): Lima, Marcelo Fernando de
Palavras-chave: Livros e leitura
Livros eletrônicos
Literatura e Internet
Interesses na leitura
Computadores e civilização
Comunicação e as artes
Estudantes universitários - Curitiba (PR) - Livros e leitura
Pesquisa qualitativa
Linguagem e línguas
Books and reading
Electronic books
Literature and the Internet
Reading interests
Computers and civilization
Communication and the arts
College students - Curitiba (PR) - Books and reading
Qualitative research
Language and languages
Data do documento: 19-Fev-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BOGONI, Fernanda Brandalise. O livro na cibercultura: um estudo sobre práticas de leitura de estudantes universitários. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Essa dissertação se propõe a refletir sobre a questão dos livros, impressos e eletrônicos, no que tange ao consumo destes enquanto produtos físicos e também com relação à leitura. Busca, ainda, analisar as práticas de leitura de um grupo de estudantes universitários, a partir do contexto da Cibercultura. Com base na revisão bibliográfica de autores como Compagnon (2010), Chartier (1999), Darnton (2009), Poe (2011) e Lipovetsky (2015), aborda temáticas como a leitura e o leitor, a teoria da recepção, a história e o futuro do livro, a Cibercultura, entre outras. Para tanto, utiliza-se da análise de dados levantados a partir de algumas pesquisas: quantitativas e qualitativas, todas realizadas no segundo semestre de 2016 com estudantes universitários das áreas de comunicação e artes de uma instituição de Curitiba, no Paraná, por meio de uma disciplina eletiva voltada à discussão de literatura, Cibercultura e afins. Os resultados mostram que o jovem universitário ainda lê livros impressos e, embora muitas vezes o faça apenas por necessidade, encontra prazer nessa atividade que muito tem ligação com a construção de sua identidade na vida real e na internet.
Abstract: This project proposes to reflect on the issue of books, print and digital, regarding the consumption and reading of these as physical products and also with regard to reading. It also seeks to analyze the reading practices of a group of university students, from the context of Cyberculture. Based on the bibliographic review of authors such as Compagnon (2010), Chartier (1999), Darnton (2009), Poe (2011) e Lipovetsky (2015) it talks about themes like the theory of reception, the history and future of the book, the Cyberculture, among others. To do so, it is used data analysis gathered from some research: quantitative and qualitative, all carried out in the second half of 2016 with university students from the communication and arts areas of an institution in Curitiba, Paraná, through an elective discipline focused on the discussion of literature, cyberculture and other related subjects. The results show that the young university student still reads printed books and although he often does so only out of necessity, he finds pleasure in this activity, which also has a lot to do with building his identity in real life and on the internet.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3287
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGEL_M_Bogoni, Fernanda Brandalis_2018.pdf1,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.