Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32850
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Isabella Shiraiwa-
dc.date.accessioned2023-11-10T15:21:22Z-
dc.date.available2023-11-10T15:21:22Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationCRUZ, Isabella Shiraiwa. Narrativas de docentes sobre inclusão nas aulas de matemática durante a pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32850-
dc.descriptionAcompanha: O soprar do dente de leão: fragmentos sobre inclusão nas aulas de matemática na pandemiapt_BR
dc.description.abstractThe present work focuses on investigating how Mathematics teachers from the state basic education network of Paraná, especially those working in Curitiba, mobilized to adapt to the new working conditions in remote teaching, considering the educational needs present in the classes. For this, we conducted interviews, parameterized by the Oral History (HO) methodology, with five Mathematics teachers working during the pandemic period. Based on the interviews, we elaborated narratives that, through a narrative analysis of narratives, resulted in a new narrative, in which we addressed the encounters and disagreements between the experiences that the collaborating teachers shared with us, in addition to our theoretical perceptions about the reports of how the movement occurred to continue the teaching and learning process during emergency remote teaching. This research highlighted the need to continue discussing the ways in which the process of inclusion of students with special educational needs occurs in the environment. In addition, as it is a research developed in a Master’s Degree, we present as an Educational Product (EP) our narrative analysis of narratives as another space, in which we seek to reach and instigate, in particular, teachers working in basic education to that we continue the discussions and the walk in the attempt to make the school environment a welcoming and inclusive environment.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectMatemática - Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectCOVID-19, Pandemia de, 2020-pt_BR
dc.subjectEmergências - Administraçãopt_BR
dc.subjectHistória oral - Metodologiapt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectMathematics - Educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectCOVID-19 Pandemic, 2020-pt_BR
dc.subjectEmergencies - Administrationpt_BR
dc.subjectOral history - Methodologypt_BR
dc.titleNarrativas de docentes sobre inclusão nas aulas de Matemática durante a pandemiapt_BR
dc.title.alternativeTeachers' narratives about inclusion in mathematics classes during the pandemicpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo investigar como os professores de Matemática da rede estadual de educação básica do Paraná, sobretudo os atuantes em Curitiba, realizaram a mobilização para se adaptar às novas condições de trabalho no ensino remoto, considerando as necessidades educacionais presentes nas turmas. Para isso, foram realizadas entrevistas, orientadas pela metodologia de História Oral (HO), com cinco professoras de Matemática atuantes no período pandêmico. A partir das entrevistas elaborou-se narrativas que, por meio de uma análise narrativa de narrativas, obteve-se como resultado uma nova narrativa, na qual se abordou os encontros e desencontros entre as vivências que as professoras colaboradoras compartilharam, além das percepções teóricas sobre os relatos de como ocorreu o movimento em dar continuidade ao processo de ensino e de aprendizagem durante o ensino remoto emergencial. Esta pesquisa evidenciou a necessidade de continuar discutindo os modos que ocorrem no processo de inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar. Além disso, por se tratar de uma pesquisa desenvolvida em um Mestrado Profissional, apresenta-se como Produto Educacional (PE) essa análise narrativa de narrativas como mais um espaço, no qual busca-se alcançar e instigar, em especial, professores atuantes na educação básica de ensino para continuar as discussões e a caminhada, na tentativa de fazer do ambiente escolar um ambiente acolhedor e inclusivo.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-3050-5184pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5631975966804032pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4873-1107pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5184246132224433pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Luciana Schreiner de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5306-1523pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3336442655513819pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
narrativasinclusaomatematicapandemia.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
narrativasinclusaomatematicapandemia_produto.pdf659,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons