Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSchmitke, Beatriz-
dc.date.accessioned2023-11-07T22:34:59Z-
dc.date.available2023-11-07T22:34:59Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationSCHMITKE, Beatriz. Modelagem matemática nos livros didáticos do ensino fundamental – anos finais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32814-
dc.description.abstractThe present work aims to describe how Mathematical Modeling is presented in Elementary School - final years, in one of the volumes of one of the Mathematics collections approved in the Programa Nacional do Livro e do Material Didático of 2022. Through a bibliographical research with a qualitative approach, to investigate the guiding question, a bibliographic survey was carried out on how Mathematical Modeling can be proposed in Elementary School - final years; how it appears in selected textbooks; and finally, activities from the selected textbook were identified that have the potential to trigger a Mathematical Modeling activity in the classroom. In response to the study’s guiding question, it was observed that: Mathematical Modeling can arouse the student’s interest, as it provides contact with everyday situations or reality, thus enabling a greater contribution to mathematical learning in itself and also in other areas of knowledge; Although Mathematical Modeling is present in documents that conduct Elementary School textbooks - final years, in practice, it is not contemplated, appearing only in the Teacher’s Manual as a method of solving applied problems, without any appointment or direction for the student or teacher on how to use it in the classroom; and, finally, it was found that Mathematical Modeling is still little proposed by teachers, as it escapes their “comfort zone”, which are expository class.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectTextos - Análisept_BR
dc.subjectEducação básica - Brasilpt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Matemáticapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectTexts - Analysispt_BR
dc.subjectBasic education - Brazilpt_BR
dc.subjectTextbooks - Mathematicspt_BR
dc.subjectPNLD (Program : Brazil)pt_BR
dc.titleModelagem matemática nos livros didáticos do ensino fundamental - anos finaispt_BR
dc.title.alternativeMathematical modeling in elementary education textbook - final yearspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo descrever como a Modelagem Matemática é identificada no Ensino Fundamental - anos finais, em um dos volumes de uma das coleções de Matemática aprovadas no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2020. Por meio de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, para investigar a questão norteadora fez-se um levantamento bibliográfico sobre como a Modelagem Matemática pode ser proposta no Ensino Fundamental - anos finais; como ela aparece no livros didáticos selecionados; e por fim foram identificadas atividades do livro didático selecionado que tem potencial para desencadear uma atividade de Modelagem Matemática em sala de aula. Como resposta à questão norteadora do estudo observou-se que: a Modelagem Matemática pode despertar o interesse do estudante, pois proporciona contato com situações cotidianas ou da realidade, possibilitando assim maior contribuição no aprendizado matemático em si e também em outras áreas do conhecimento; apesar da Modelagem Matemática estar presente em documentos que regem os livros didáticos do Ensino Fundamental - anos finais, na prática, ela não é contemplada, aparecendo apenas no Manual do Professor como um método de resolução de problemas aplicados, sem nenhum apontamento ou direcionamento para o estudante ou professor de como utilizá-la em sala de aula; e, por fim, constatou-se que a Modelagem Matemática ainda é pouco proposta pelos professores, pois foge da sua “zona de conforto”, que são as aulas expositivas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee1Araújo, Angelita Minetto-
dc.contributor.referee2Negrelli, Leônia Gabardo-
dc.contributor.referee3Banin, Edna Sakon-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
modelagemlivrosensinofundamental.pdf445,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons