Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32802
Título: O software GeoGebra como instrumento no ensino de geometria analítica: uma perspectiva a partir da atividade orientadora de ensino
Título(s) alternativo(s): The GeoGebra software as an instrument in the teaching of analytical geometry: a perspective from the teaching-orienteering activity
Autor(es): Mikolayczyk, Luana Rios
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: GeoGebra (Software)
Geometria analítica - Estudo e ensino
Aprendizagem
Ensino - Metodologia
Geometry, Analytic - Study and teaching
Learning
Teaching - Methodology
Data do documento: 30-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MIKOLAYCZYK, Luana Rios. O software GeoGebra como instrumento no ensino de geometria analítica: uma perspectiva a partir da atividade orientadora de ensino. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Tomando como base os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino e os princípios didáticos para a organização do ensino propostos por Davýdov (1982), nesta pesquisa buscou-se identificar potencialidades e limitações da utilização do GeoGebra como um instrumento para a elaboração de uma situação de ensino de geometria analítica, destinada à etapa do Ensino Médio. Para que fosse possível atingir o objetivo proposto neste trabalho, inicialmente realizaram-se estudos acerca da Atividade Orientadora de Ensino, dos princípios didáticos, do software GeoGebra e dos aspectos históricos da geometria analítica. Posteriormente, realizaram-se análises das perspectivas de outros pesquisadores a respeito das potencialidades e limitações apresentadas pela utilização do GeoGebra no ensino de geometria analítica, classificando-as em quatro categorias, relacionadas: às ferramentas que o software apresenta; ao interesse do estudante pelo estudo da matemática; ao processo de aprendizagem dos conceitos da geometria analítica; e à utilização consciente do GeoGebra, tanto por parte do professor, quanto por parte do estudante. Além disso, a partir da elaboração de uma situação desencadeadora de aprendizagem, denominada “Conhecendo os pontos turísticos de Curitiba”, foram analisadas as potencialidades e limitações do software. A situação elaborada propõe explorar alguns nexos conceituais da geometria analítica, tais como distâncias, ângulos e posições relativas entre retas circunferências. Uma proposta de organização do ensino utilizando a situação, foi a partir da organização de um livro no GeoGebra, composto por três capítulos: 1) Introdução à utilização do GeoGebra; 2) Conhecendo os pontos turísticos de Curitiba: o problema desencadeador de aprendizagem; e 3) Conhecendo os pontos turísticos de Curitiba: reflexões e sínteses. Com as análises realizadas, dentre as potencialidades do uso do GeoGebra, destacaram-se a possibilidade de visualizar de forma simultânea diferentes representações dos objetos matemáticos, identificando as suas características algébricas e geométricas, além de despertar maior interesse no estudante pela matemática e permitir ao professor a elaboração de materiais didáticos interativos. As limitações identificadas estão relacionadas à ausência de ferramentas, no software, que permitem realizar cálculos relacionados às construções, o que pode limitar o aprendizado do estudante, se utilizado sem o apoio de outros recursos. Constatou-se também que, de forma isolada, a situação desencadeadora de aprendizagem e a manipulação das ferramentas do GeoGebra não são suficientes para garantir a manifestação dos princípios propostos por Davýdov. Isso depende da interação entre os sujeitos envolvidos, assim como das suas ações nos processos de ensino e de aprendizagem.
Abstract: Based on the assumptions of the Teaching-Orienteering Activity and the didactic principles for the organization of teaching proposed by Davýdov (1982), this research sought to identify potentialities and limitations of the use of GeoGebra as an instrument for the elaboration of a teaching situation of Analytical Geometry, intended for the High School stage. In order to achieve the objective proposed in this work, studies were initially carried out on the Teaching-Orienteering Activity, didactic principles, the GeoGebra software and the historical aspects of analytical geometry. Subsequently, analyzes of the perspectives of other researchers were carried out regarding the potentialities and limitations presented by the use of GeoGebra in the teaching of analytical geometry, classifying them into four categories, related to: the tools that the software presents; the student’s interest in the study of mathematics; the process of learning the concepts of analytical geometry; and the conscious use of GeoGebra, both by the teacher and the student. In addition, from the elaboration of a triggering situation for learning, called “Knowing the tourist attractions of Curitiba”, the potential and limitations of the software were analyzed. The situation elaborated proposes to explore some conceptual nexuses of analytic geometry, such as distances, angles and relative positions between straight circles. A proposal for organizing teaching using the situation was based on the organization of a book in GeoGebra, composed of three chapters: 1) Introduction to the use of GeoGebra; 2) Knowing the tourist attractions of Curitiba: the triggering problem of learning; and 3) Knowing the tourist attractions of Curitiba: reflections and summaries. With the analyzes carried out, among the potentialities of using GeoGebra, the possibility of simultaneously visualizing different representations of mathematical objects, identifying their algebraic and geometric characteristics, in addition to arousing greater interest in the student in mathematics and allowing the teacher to the development of interactive teaching materials. The limitations identified are related to the lack of tools in the software that allow performing calculations related to constructions, which can limit student learning if used without the support of other resources. It was also found that, in isolation, the triggering situation of learning and the manipulation of GeoGebra tools are not enough to guarantee the manifestation of the principles proposed by Davýdov. This depends on the interaction between the subjects involved, as well as their actions in the teaching and learning processes.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32802
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
atividadeorientadorageogebra.pdf2,96 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons