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Título: Matemática e arte: criando possibilidades de aprendizado a partir de um estudo do período renascentista
Título(s) alternativo(s): Mathematics and art: creating learning possibilities from a renaissance period study
Autor(es): Rocha, Laís de Souza
Orientador(es): Negrelli, Leônia Gabardo
Palavras-chave: Geometria - Estudo e ensino
Arte - Estudo e ensino
Renascença
Perspectiva
Geometry - Study and teaching
Art - Study and teaching
Renaissance
Perspective
Data do documento: 18-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: ROCHA, Laís de Souza. Matemática e arte: criando possibilidades de aprendizado a partir de um estudo do período renascentista. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho surgiu do interesse em estudar o período renascentista na História da Arte e da Matemática, identificando nele elementos relevantes à formação e atuação do professor de Matemática. Para tanto destacou-se no referido contexto histórico o surgimento da perspectiva linear, trazendo para seu entendimento as contribuições dos arquitetos escultores italianos Filippo Brunelleschi e Leon Battista Alberti e do ilustrador matemático alemão Albrecht Dürer. Também por meio de um estudo bibliográfico identificou-se, no âmbito da Educação Matemática, dois outros estudiosos que contemplaram o tema da perspectiva linear no contexto da história da ciência e do ensino de geometria, respectivamente. Constatou-se que a perspectiva linear como um método de representação no plano contempla componentes de natureza matemática, como proporcionalidade e dimensão, que, quando considerados no contexto do ensino e da aprendizagem da matemática, podem proporcionar a aquisição de competências e habilidades presentes na BNCC para o Ensino Médio, tais como a aquisição do pensamento geométrico e a mobilização de estratégias conhecidas e formulação de conjecturas. No presente trabalho, dois desses componentes são identificados e explorados com o propósito de criar atividades que se configuram como possibilidades de aprendizado que entrelaçam Matemática e Arte no âmbito do Ensino Médio. Como resultado da investigação empreendida, são apresentadas duas propostas de atividades sendo que a primeira envolve a construção e o uso de um artefato proposto por Dürer, o perspectógrafo, e a segunda oportuniza a mobilização de conhecimentos e técnicas relativas à perspectiva, por meio da reconstrução do método de Alberti, em um ambiente dinâmico proporcionado pelo software GeoGebra. A pesquisa bibliográfica realizada permitiu entrelaçar aspectos experimentais e teóricos que subsidiam as propostas de abordagem didática do tema perspectiva linear tanto no Ensino Médio como em atividades de natureza extensionista em cursos de graduação.
Abstract: This work arose from the interest in studying the Renaissance period in the History of Art and Mathematics, identifying relevant elements to the formation and performance of a Mathematics teacher. To do só, the emergence of linear perspective stood out in that historical context, bringing to its knowledge the contributions of the Italian sculptor architects Filippo Brunelleschi and Leon Battista Alberti and the German mathematical illustrator Albrecht Dürer. Also, through a bibliographic study, two other scholars were identified within the scope of Mathematics Education who addressed the theme of linear perspective in the context of the history of science and the teaching of geometry, respectively. It was verified that the linear perspective as a method of representation in the plane includes components of a mathematical nature, such as proportionality and dimension, which, when considered in the context of teaching and learning mathematics, can provide the acquisition of skills and abilities present in the BNCC for High School, such as the acquisition of geometric thinking and the mobilization of known strategies and the formulation of conjectures. Two of these components are identified and explored to create activities that configure learning possibilities that intertwine Mathematics and Art in the High School context. As a result, two activities proposals are presented, the first one involving the construction and use of an artifact created by Dürer. The second one provides an opportunity to mobilize perspective techniques, through the reconstruction of Alberti’s method, in a dynamic environment provided by the software GeoGebra . The bibliographic research carried out allowed to intertwine experimental and theoretical aspects that support the proposals for a didactic approach of linear perspective both in High School and activities of an extension nature in undergraduate courses.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32799
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