Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32758
Título: Projeto de sistema supervisório com controle à distância para indústrias de ração
Título(s) alternativo(s): Supervisory system project with remote control to animal feed industries
Autor(es): Martins, Renan dos Reis
Orientador(es): Boschetti, Luís Paulo Zanolla
Palavras-chave: Sistemas de coleta automática de dados
Controle de produção
Sistemas de controle digital
Automatic data collection systems
Production control
Digital control systems
Data do documento: 2-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARTINS, Renan dos Reis. Projeto de sistema supervisório com controle à distância para indústrias de ração. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O Sistema Supervisório de Controle e Aquisição de Dados é uma parte crucial de qualquer automação industrial, pois é ele que recebe os dados do sistema e os controla para criar a melhor eficiência e segurança. É um sistema que utiliza um software para monitorar, supervisionar e controlar variáveis e os dispositivos de um processo. O principal objetivo desse trabalho, foi realizar um sistema supervisório capaz de supervisionar e controlar uma linha de produção de ração para aves de forma remota. O programa utilizado para desenvolvimento do diagrama ladder e controle da planta foi o CODESYS™. Para o desenvolvimento do sistema supervisório de controle e aquisição de dados foi utilizado o ELIPSE E3™. E para a comunicação dos softwares durante a simulação, foi utilizado o OPC. O sistema supervisório apresentou um ótimo desempenho, atendendo todas as expectativas e não apresentando, a princípio, erros ou falhas em sua execução.
Abstract: The Supervisory Control and Data Acquisition System is a crucial part of any industrial automation, as it receives data from the system and controls them to create the best effciency and safety. It is a system that uses software to monitor, supervise and control variables and devices of a process. The main objective of this work was to implement a supervisory system able to supervise and control remotely a production line of animal food. The softwares used were CODESYS™ (to develop the diagram ladder and plant control), ELIPSE E3™ (for the supervisory system for control and data acquisition development) and OPC (for comunication). The supervisory system presented a great performance, meeting all expectations and not presenting, at frst, errors or failures in its execution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32758
Aparece nas coleções:MD - Engenharia Elétrica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sistemasupervisorioindustriaracao.pdf3,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons