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Título: Desenvolvimento de um sistema de telemetria para aquisição de dados em voo aplicado ao aerodesign
Título(s) alternativo(s): Development of a telemetry system for in-flight data acquisition applied to aerodesign
Autor(es): Silva, Everson Aparecido Penter da
Soares, Ismael da Silva
Silva, Marcos Vinicius Santos da
Orientador(es): Assef, Amauri Amorin
Palavras-chave: Telemetria
Aviões - Modelos
Controle de vôo
Arduino (Controlador programável)
Microcontroladores
Range-finding
Airplanes - Models
Flight control
Arduino (Programmable controller)
Microcontrollers
Data do documento: 9-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Everson Aparecido Penter da; SOARES, Ismael da Silva; SILVA, Marcos Vinicius Santos da. Desenvolvimento de um sistema de telemetria para aquisição de dados em voo aplicado ao aerodesign. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Elétrica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Um sistema de monitoramento dos dados de voo é crucial para manter a consciência situacional de um tripulante. Não obstante, se estes dados puderem ser facilmente observados aumentará sobremaneira a assertividade na tomada de decisão. Para uma equipe de competição de aerodesign, possuir um sistema que permita este monitoramento proporcionará o desenvolvimento de um projeto com melhor qualidade, aumentando as chances de obter boas colocações durante a competição. Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema de telemetria aplicado ao aerodesign para a equipe da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para o desenvolvimento deste sistema são utilizados dois microcontroladores Espressif Systems (ESP) 32 que se comunicam entre si através de uma rede Long Range (LoRa). Um dos microcontroladores é o transmissor dos dados e está conectado a sensores que fornecem dados de auxílio a navegação, tais como informação de pressão barométrica, velocidade, altitude, temperatura do ar, atitude da aeronave em relação ao terreno, indicação de proa e localização. O outro microcontrolador recebe os dados e os transmite para uma unidade de processamento que mostra ao usuário, através de uma interface gráfica amigável, as informações trocadas. Foi utilizada a ferramenta de programação baseada em nós, Node-RED, para a programação do software de processamento de dados e da interface gráfica. Obteve-se um bom resultado na transmissão dos dados lidos, no teste prático do projeto, foi possível observar os dados sendo plotados em tempo real na interface gráfica. Ainda, os dados foram salvos em uma planilha para posteriores análises.
Abstract: A flight data monitoring system is crucial for maintaining situational awareness action of a crew member. However, if these data can be easily observed will increase assertiveness in decision making. For a team of aerodesign competition, having a system that allows this monitoring will provide the development of a project with better quality, increasing the chances of obtaining a good position during the competition. This work presents the development of a system of telemetry applied to aerodesign for the team of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). For the development of this system two microcontrollers Espressif Systems (ESP) 32 are used, which communicate with each other over a Long Range network(LoRa). One of the microcontrollers is the data transmitter and is connected to sensors that provide navigational aid data, such as barometric pressure information, speed, altitude, air temperature, aircraft attitude to terrain, bow and location. The other microcontroller receives the data and transmits it to a processing unit that shows the user, through a friendly graphical interface, the information exchanged. The node-based programming tool, Node-RED, was used for programming the data processing software and the graphical interface. During the practical test, it was obtained a good result in the transmission of the data read by the data acquisition and transmission unit. It was possible to observe the data being plotted in real time in the graphical interface. The data was saved in a spreadsheet for further analysis.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32749
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