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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32747
Título: | Vídeo, mediação e pandemia: um estudo a partir da utilização do vídeo em sala de aula |
Título(s) alternativo(s): | Video, mediation and pandemic: a study based on the use of video in the classroom |
Autor(es): | Brudzinski, Marcus Vinicius |
Orientador(es): | Silveira, Luciana Martha |
Palavras-chave: | Ensino audiovisual Linguagem e educação Tecnologia educacional Educação visual Recursos audiovisuais Ensino - Metodologia Ambiente de sala de aula COVID-19, Pandemia de, 2020- - Recursos audiovisuais Audio-visual education Language and education Educational technology Visual education Audio-visual materials Teaching - Methodology Classroom environment COVID-19 Pandemic, 2020- - Audio-visual aids |
Data do documento: | 27-Abr-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | BRUDZINSKI, Marcus Vinicius. Vídeo, mediação e pandemia: um estudo a partir da utilização do vídeo em sala de aula. 2023. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa é evidenciar as percepções docentes sobre o desenvolvimento e o uso de vídeo em sala de aula. Essa linguagem vem sendo apropriada como recurso didático por professores, que se tornaram produtores de vídeos com conteúdos específicos entre 2020 e 2021, período da pandemia de Covid- 19. Na prática docente, a fim de resolver o espaço entre docente e discente, o vídeo deve ser pensado na matriz instrumental (como ferramenta), mas também na matriz relacional (como linguagem), isto é, devem ser considerados critérios e estratégias para a escolha da melhor opção ferramental para veicular a linguagem, tendo em mente a diversidade na produção de cada plano de ensino/aula. Para viabilizar metodologicamente este estudo, foi feita uma revisão bibliográfica em eixos teóricos como a linguagem do vídeo, imagem e dispositivo (Arlindo Machado, Vilém Flusser, Jacques Aumont, Philippe Dubois, Walter Benjamin), mediação (Jesús MartínBarbero) e determinismo tecnológico (Alberto Cupani, Andrew Feenberg, Langdon Winner), seguida da aplicação e análise de questionário e entrevista com professores do ensino superior de uma universidade privada que aprenderam e utilizaram a linguagem do vídeo em parte de suas aulas durante a pandemia. Como resultados, verificou-se que a tecnologia sozinha não foi responsável pela eficácia da transmissão de conteúdo, sem a decisão do docente de como fazê-la. Com esta pesquisa e seus resultados, dá-se voz aos professores/produtores, em suas negociações com aparelhos e linguagens, estimulando outros a prosseguir no esforço de promover a aprendizagem. |
Abstract: | The objective of this research is to highlight teachers’ perceptions about the development and use of video in the classroom. This language has been appropriated as a didactic resource by teachers, who became producers of videos with specific content between 2020 and 2021, the period of the Covid-19 pandemic. In teaching practice, in order to resolve the gap between teacher and student, the video must be thought of in the instrumental matrix (as a tool), but also in the relational matrix (as language), that is, criteria and strategies for choosing of the best tool option to convey the language, bearing in mind the diversity in the production of each teaching/lesson plan. To methodologically make this study feasible, a bibliographical review was carried out on theoretical axes such as the language of video, image and device (Arlindo Machado, Vilém Flusser, Jacques Aumont, Philippe Dubois, Walter Benjamin), mediation (Jesús Martín-Barbero) and technological determinism (Alberto Cupani, Andrew Feenberg, Langdon Winner), followed by the application and analysis of a questionnaire and interviews with higher education professors from a private university who learned and used the language of the video in part of their classes during the pandemic. As a result, it was found that technology alone was not responsible for the effectiveness of content transmission, without the teacher’s decision on how to do it. With this research and its results, teachers/producers are given a voice in their negotiations with devices and languages, encouraging others to continue in the effort to promote learning. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32747 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade |
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