Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarton, Camila Iorio-
dc.date.accessioned2023-10-16T20:36:16Z-
dc.date.available2023-10-16T20:36:16Z-
dc.date.issued2023-03-27-
dc.identifier.citationMARTON, Camila Iorio. A criatividade de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na formulação de problemas em atividade de modelagem matemática. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32694-
dc.descriptionAcompanha: Criatividade, modelagem matemática e formulação de problemas: orientações para professores do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractThis research aims to understand how the creativity of students of the 6th year of Elementary School manifests itself in the formulation of problems when they develop Mathematical Modeling activities and has as theoretical support the Mathematical Modeling in a perspective of Mathematics Education and Creativity in Mathematics in the problem formulation. For this, it seeks to identify evidence of creativity in students' productions and to infer possible associations between the characteristics of Mathematical Modeling activities and the aspects of creativity in the action of formulating problems. In this context, it presents three Mathematical Modeling activities (The preparation of coffee, The evolution of the pregnant belly and The production of Slime) developed with students of three sixth years of Elementary School of a State College located in the North of Paraná. For data collection, five audio recorders and a cell phone were used, with the aim of recording the speeches and gestural expressions of the students, as well as the written records produced by these students during the activities and notes made by the researcher in a field diary. For data analysis, it is based on the assumptions of qualitative research, showing in the productions the aspects of creativity called fluency, flexibility, originality and elaboration and the characteristics of a Mathematical Modeling problem. It concludes that Mathematical Modeling activities and, consequently, the action of formulating problems in Modeling, contribute to the manifestation of creativity aspects. Associated with the research, there is the Educational Product entitled “Creativity, Mathematical Modeling and Problem Formulation: Guidelines for Elementary School Teachers”, being a Pedagogical Material intended for Elementary School teachers with the objective of supporting the use of Mathematical Modeling, as a pedagogical alternative, in the classroom, focusing on the expression of creativity in mathematics and problem formulation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectModelos matemáticospt_BR
dc.subjectCriatividadept_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectMathematical modelspt_BR
dc.subjectCreative abilitypt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.titleA criatividade de estudantes do 6º ano do ensino fundamental na formulação de problemas em atividade de modelagem matemáticapt_BR
dc.title.alternativeThe creativity of 6th grade students of elementary school in problem formulation in mathematical modeling activitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender como se manifesta a criatividade de estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental na formulação de problemas quando desenvolvem atividades de Modelagem Matemática e tem como aporte teórico a Modelagem Matemática em uma perspectiva da Educação Matemática e a Criatividade em Matemática na formulação de problemas. Para isso, busca identificar indícios de criatividade nas produções de estudantes e inferir possíveis associações entre as características das atividades de Modelagem Matemática e os aspectos de criatividade na ação de formular problemas. Neste contexto, apresenta três atividades de Modelagem Matemática (O preparo do café, A evolução da barriga de grávida e A produção de Slime) desenvolvidas com estudantes de três sextos anos do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual localizado no Norte do Paraná. Para a coleta de dados foram utilizados cinco gravadores de áudio e um celular, com o objetivo de registrar falas e expressões gestuais dos estudantes, bem como os registros escritos produzidos por estes estudantes durante as atividades e anotações feitas pela pesquisadora em um diário de campo. Para a análise dos dados, pauta-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, evidenciando nas produções os aspectos de criatividade denominados fluência, flexibilidade, originalidade e elaboração e as características de um problema de Modelagem Matemática. Conclui que as atividades de Modelagem Matemática e, consequentemente, a ação de formular problemas em Modelagem, contribuem para a manifestação dos aspectos de criatividade. Associada à pesquisa, tem-se o Produto Educacional intitulado “Criatividade, Modelagem Matemática e Formulação de Problemas: Orientações para Professores do Ensino Fundamental”, sendo um Material Pedagógico destinado a professores do Ensino Fundamental com o objetivo de respaldar a utilização da Modelagem Matemática, como alternativa pedagógica, em sala de aula, com foco na manifestação da criatividade em matemática e na formulação de problemas.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8666883523824829pt_BR
dc.contributor.advisor1Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Claudia Carreira da-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7078-9655pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7445744306144782pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Karina Alessandra Pessoa da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1766-137Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4960826662569812pt_BR
dc.contributor.referee3Vertuan, Rodolfo Eduardo-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0695-3086pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7270314006427713pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
criatividadeformulacaomodelagemmatematica.pdf4,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
criatividadeformulacaomodelagemmatematica_produto.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons