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Título: Os patos sob controle? A influência do código de ética dos quadrinhos sobre a revista O Pato Donald (1961-1963)
Título(s) alternativo(s): The ducks under control? The influence of the comics code of ethics on Donald Duck magazine (1961-1963)
Autor(es): Lima, Leonardo de Souza
Orientador(es): Nascimento, Naira de Almeida
Palavras-chave: Histórias em quadrinhos
Personagens de histórias em quadrinhos
Ética profissional
Disney, Personagens de
Ideologia
Comunicação de massa - Aspectos morais e éticos
Tecnologia
Hegemonia
Editora Abril
Comic books, strips, etc.
Comic strip characters
Professional ethics
Disney characters
Ideology
Mass media - Moral and ethical aspects
Technology
Hegemony
Data do documento: 23-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LIMA, Leonardo de Souza. Os patos sob controle? A influência do código de ética dos quadrinhos sobre a revista O Pato Donald (1961-1963). 2023. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A presente pesquisa investiga o alcance de um instrumento de controle midiático brasileiro, o Código de Ética dos Quadrinhos (CEQ), de 1961, anunciado como um esforço para proteger os jovens leitores de perigos alegadamente presentes nas produções quadrinísticas brasileiras do pós-2ª Guerra. Escolheu-se a revista O Pato Donald (edições pares de 478 a 634, publicadas entre 1961 e 1963) como corpo documental do presente estudo, que se debruçou sobre: o contexto histórico no qual o CEQ foi produzido, os possíveis interesses empresariais embutidos em tal iniciativa, e a relação dessa iniciativa de controle das editoras brasileiras com o Comics Code Authority (EUA). A leitura de autores como Lilia Moritz Schwarcz (2019), Thomas Skidmore (1998), Antonio Pedro Tota (2009), Susan-Mary Grant (2014), Roberto Elísio dos Santos (2002), David Harvey (2007) e Gonçalo Silva Junior (2004) facilitou a compreensão do contexto histórico do CEQ. Conceitos como hegemonia, ideologia e indústria de massa, conforme propostos por autores como Dênis de Moraes (2016), Marilena Chauí (1982) e Renato Ortiz (1995), entre outros, também orientaram esta pesquisa. Como aporte metodológico, utilizou-se o viés qualitativo, com a análise de conteúdo, de acordo com a proposta de Laurence Bardin (2016), realizando-se o levantamento do corpus e a observação de determinadas categorias de análise, medindo a frequência da ocorrência de certas temáticas, ou o enfoque dado a questões de gênero, por exemplo, nas histórias analisadas. Ao mesmo tempo, procurou-se verificar como foram representados conceitos como família, mulheres e crime, depois da publicação do CEQ. Visou-se, assim, obter maior segurança no esforço de compreender de que forma as obras estudadas refletiam a afirmação de segurança plasmada na criação e implantação do CEQ, pela análise do impacto dessa autorregulação do mercado das HQs sobre a seleção brasileira das histórias analisadas, medido pelo seu teor. Assim, procurou-se lançar um olhar mais embasado sobre o real alcance do referido código de ética brasileiro, verificando-se que as representações, muitas vezes, eram fruto de idealizações sobre as categorias mais importantes dentro do american way of life, sem refletir, necessariamente, a realidade daquelas sociedades.
Abstract: This research investigates the reach of a Brazilian media control instrument, the Código de Ética dos Quadrinhos (CEQ) from 1961, which was announced as an effort to protect young readers from alleged dangers present in Brazilian post-war comic productions. The present study focuses on the Donald Duck magazine (evennumbered editions from 478 to 634, published between 1961 and 1963) as its documentary body, delving into the historical context in which the CEQ was produced, the potential business interests embedded in this initiative, and the relationship between this initiative of control by Brazilian publishers and the Comics Code Authority in the USA. The reading of authors such as Lilia Moritz Schwarcz (2019), Thomas Skidmore (1998), Antonio Pedro Tota (2009), Susan-Mary Grant (2014), Roberto Elísio dos Santos (2002), David Harvey (2007), and Gonçalo Junior (2004) facilitated the understanding of the historical context of the CEQ. Concepts such as hegemony, ideology, and mass industry, as proposed by authors like Dênis de Moraes (2016), Marilena Chauí (1982), and Renato Ortiz (1995), among others, also guided this research. Methodologically, a qualitative approach was employed, utilizing content analysis according to Laurence Bardin’s proposal (2016). This involved compiling the corpus and observing specific categories of analysis, measuring the frequency of certain themes or the focus given to gender issues, for example, in the analyzed stories. At the same time, the study sought to verify how concepts such as family, women, and crime were represented after the publication of the CEQ. The aim was to achieve a greater understanding of how the studied works reflected the assertion of security embodied in the creation and implementation of the CEQ by analyzing the impact of this self-regulation of the comic market on the Brazilian selection of the analyzed stories, as measured by their content. Thus, an informed perspective was sought to assess the actual scope of the aforementioned Brazilian code of ethics, revealing that the representations often stemmed from idealizations about the most important categories within the american way of life, without necessarily reflecting the reality of those societies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32692
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