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Título: P_AID: um protocolo de roteamento para redes veiculares
Título(s) alternativo(s): P_AID: a routing protocol for vehicular networks
Autor(es): Souza, João Pedro Oliveira
Orientador(es): Vendramin, Ana Cristina Barreiras Kochem
Palavras-chave: Sistemas inteligentes de veículos rodoviários
Protocolos de roteamento (protocolos de rede de computadores)
Veículos - Comunicações
Intelligent transportation systems
Routing protocols (Computer network protocols)
Vehicles - Communications
Data do documento: 14-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, João Pedro Oliveira. P_AID: um protocolo de roteamento para redes veiculares. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso de (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Redes Veiculares são redes de comunicação sem fio compostas por veículos que se comunicam cooperativamente entre si e com a infraestrutura de rede, de modo a trocar informações e compor um Sistema de Transporte Inteligente. Nesse sistema, busca-se a prestação de serviços inovadores e confiáveis relacionados ao tráfego em vias, como monitoramento, notificações de incidentes, alertas meteorológicos, entre outros. A comunicação de dados em uma rede veicular pode ocorrer principalmente de duas formas: veículo-para-veículo, na qual as mensagens são enviadas diretamente entre veículos, e veículo-para-infraestrutura, na qual a comunicação é estabelecida entre veículos e a infraestrutura de rede. Em situações em que é necessário se comunicar com veículos fora da área de cobertura, é utilizada a comunicação de múltiplos saltos, onde mensagens são transmitidas através de nós intermediários até alcançarem seu destino final. Para viabilizar essa comunicação, é necessário um protocolo de roteamento eficiente, capaz de proporcionar a entrega de mensagens com um baixo atraso e sem sobrecarregar a rede com cópias desnecessárias de mensagens. Este trabalho propõe um novo protocolo de roteamento para redes veiculares, chamado P_AID (do inglês Position-based Adaptive Approach for Information Dissemination), o qual é uma modificação do protocolo AID (do inglês Adaptive Approach for Information Dissemination). São realizadas simulações para avaliar o desempenho desses protocolos em relação à taxa de entrega, atraso médio na entrega e razão de redundância de mensagens, variando o número de veículos na rede e o tamanho do buffer desses veículos. Em todos os cenários e para todas as métricas avaliadas, o P_AID obtém um desempenho melhor que o AID.
Abstract: Vehicular Ad Hoc Networks (VANETs) are wireless communication networks composed of vehicles that communicate cooperatively with each other and with the network infrastructure, in order to exchange information and compose an Intelligent Transportation System (ITS). In an ITS, the aim is to provide innovative and reliable services related to traffic in roads, such as monitoring, incident notifications, weather alerts, among others. Data communication in a VANET can occur mainly in two ways: vehicle-to-vehicle, in which messages are sent directly between vehicles, and vehicle-to-infrastructure, in which communication is established between vehicles and the network infrastructure. In situations where it is necessary to communicate with vehicles outside the coverage area, multi-hop communication is used, where a message is transmitted through intermediate nodes until they reach their final destination. To enable this communication, an efficient routing protocol is needed, capable of delivering messages with a low delay and without overloading the network with unnecessary copies of messages. This work proposes a new routing protocol for VANETs, called Position-based Adaptive Approach for Information Dissemination (P_AID), which is a modification of the Adaptive Approach for Information Dissemination (AID) protocol. Simulations are performed to evaluate the performance of these protocols in terms of message delivery rate, average message delivery delay and message redundancy ratio, varying the number of vehicles in the network and the buffer size of these vehicles. In all scenarios and for all evaluated metrics, P_AID performs better than AID.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32687
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