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dc.creatorSilva, Driele Pimenta-
dc.date.accessioned2023-10-11T19:25:45Z-
dc.date.available2023-10-11T19:25:45Z-
dc.date.issued2023-09-14-
dc.identifier.citationSILVA, Driele Pimenta. Análise e aplicabilidade de investigações sobre temas de astronomia cultural envolvendo mitos lunares. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32685-
dc.descriptionAcompanha: Astronomia cultural: fenômenos lunares como recurso didático para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.description.abstractThe sometimes inconsistent, sometimes non-existent approach to subjects related to Astronomy in Teaching has been studied with effort by a researcher who points to the teacher as an agent of change, requiring the search for usual tools, with effective didactic potential for approaching the theme, as well as as methodology and material with sufficient theoretical basis for its use. Cultural Astronomy, celebrated by myths told from generation to generation, contemplates such potentialities. We take the Moon and its phenomena. This work aims to investigate how the myths about the Moon have been characterized in Post-Graduation works, in order to create an anthropological database of the most diverse cultures, related to the Moon, in order to constitute interdisciplinary and intergenerational materials to be used. they are used in Teaching Astronomy in Basic Education, through the creation of a character that travels through different cultures in search of self-knowledge. The research is part of the qualitative field, and for the constitution of the data, a search was made in the CAPES catalog of theses and dissertations based on the keywords “Cultural Astronomy” and “Ethnoastronomy. The data constituted in this investigation were analyzed from the theoretical perspective of content analysis. Our data show that myths and day-to-day events mix naturally in the productions found, also indicating that the myths are based on Cultural/Social Anthropology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAstronomia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAntropologia - Pesquisapt_BR
dc.subjectMitologiapt_BR
dc.subjectAstronomy - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAnthropology - Researchpt_BR
dc.subjectMythologypt_BR
dc.titleAnálise e aplicabilidade de investigações sobre temas de astronomia cultural envolvendo mitos lunarespt_BR
dc.title.alternativeAnalysis and applicability of investigations on themes of cultural astronomy involving lunar mythspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA abordagem ora inconsistente ora inexistente, de assuntos relacionados à Astronomia no Ensino vem sendo estudada com empenho por pesquisadores que apontam para o professor como agente de modificação, sendo necessária a busca de ferramentas usuais, com potencial didático efetivo para a abordagem da temática, bem como metodologia e material com base teórica suficiente para sua utilização. A Astronomia Cultural, constituída por mitos contados de geração em geração, contempla tais potencialidades. Tomamos a Lua e seus fenômenos. Este trabalho tem por objetivo investigar como os mitos sobre a Lua têm sido caracterizados nos trabalhos de Pós-Graduação, a fim de criar uma base de dados antropológicos das mais diversas culturas, relacionados à Lua, a fim de se constituir materiais interdisciplinares e intergeracionais a serem utilizados no Ensino de Astronomia na Educação Básica, através da criação de uma personagem que percorre diversas culturas em busca de autoconhecimento. A pesquisa insere-se no campo qualitativo, e para a constituição dos dados foi feita uma busca no catálogo de teses e dissertações da CAPES a partir das palavras-chave “Astronomia Cultural” e “Etnoastronomia. Os dados constituídos nesta investigação foram analisados a partir da perspectiva teórica da análise de conteúdo. Nossos dados evidenciam que mitos e acontecimentos do dia a dia se misturam de forma natural nas produções encontradas, indicando ainda que a base dos mitos está na Antropologia Cultural/Social.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9304-9019pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6752361224717784pt_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Michel Corci-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Iachel, Gustavo-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0003-2251-7716pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307929589172134pt_BR
dc.contributor.referee1Sitko, Camila Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4620-1388pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2331702615842280pt_BR
dc.contributor.referee2Iachel, Gustavo-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2251-7716pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2307929589172134pt_BR
dc.contributor.referee3Batista, Michel Corci-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-7328-2721pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4568162557688883pt_BR
dc.contributor.referee4Martins, Milene Rodrigues-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-2926-5531pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1724632791575520pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Naturezapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza

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