Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32666
Título: Matriz de suporte para a gestão da transferência de tecnologia
Autor(es): Oliveira, Heloisa Cortiani de
Fernandes, Valdir
Palavras-chave: Transferência de tecnologia
Difusão de inovações
Avaliação tecnológica
Pesquisa industrial
Núcleos de informação tecnológica
Technology transfer
Diffusion of innovations
Technology assessment
Research, Industrial
Data do documento: 2023
Editor: EDUTFPR
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Heloisa Cortiani de; FERNANDES, Valdir. Matriz de suporte para a gestão da transferência de tecnologia. Curitiba: EDUTFPR, 2023. E-book.
Resumo: A primeira pergunta que devemos nos fazer é, por qual motivo precisamos estudar, pesquisar, debater, incentivar e aplicar os processos de transferência de tecnologia? A resposta é óbvia, porém complexa, a difusão do conhecimento gerado no processo de pesquisa é extremamente necessária para o desenvolvimento da humanidade, independentemente se este conhecimento foi construído por uma demanda espontânea ou para solucionar um problema já existente. Como podem ver, é evidente a importância de entender todo o processo do fluxo do conhecimento, contudo, a complexidade vem agarrada à multiplicidade de atores envolvidos nesta ação. Atualmente no Brasil, os pesquisadores estão concentrados nas instituições de ensino superior, públicas ou privadas, e centros de pesquisa, ou seja, atores que não estão diretamente ligados ao setor produtivo, mas o potencial e a capacidade criativa destes pesquisadores é essencial para o avanço do conhecimento e para solução de problemas, dos mais simples aos mais complexos da sociedade. Considerando que as pessoas aptas ou dispostas a avançar no conhecimento estão concentradas nas instituições de ensino e pesquisa, ou como bem descreve este livro, estão trabalhando nas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs), instituições estas que apresentam dentre seus objetivos centrais o avanço do conhecimento e a formação de pessoas altamente qualificadas, se faz necessário auxiliar o diálogo entre as ICTs e o setor produtivo, setor este que apresenta objetivos centrais completamente diferentes. Diversos fatores podem dificultar esta interação entre as ICTs e o setor produtivo, sejam eles burocráticos, legais, foco/ objetivo, culturais etc., mas estes fatores precisam ser superados para que se avance no desenvolvimento socioeconômico. Para isso, é fundamental que se crie um ambiente favorável para o desenvolvimento, inovação e transferência de tecnologia. Este ambiente traz consigo a necessidade de novos atores que possam facilitar esta comunicação, como os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs). Como podem perceber, é óbvia a importância de se estudar o processo de transferência de tecnologia para compreender seus diferentes atores participantes e a complexidade do trabalho neste ambiente com objetivos e culturas completamente distintas. A leitura e aplicação desta obra, Matriz de Suporte para a Gestão da Transferência de Tecnologia, vai permitir a você compreender de forma clara o processo de gestão que ocorre durante a transferência de tecnologia, identificando e caracterizando seus atores e superando as barreiras que irão aparecer durante o processo.
Descrição: Originalmente apresentado como capítulo da tese de doutorado de Heloisa Cortiani de Oliveira, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Programa de Pós-graduação em Tecnologia e Sociedade, 2021.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32666
ISBN: 9788570142412
Aparece nas coleções:Ciências Sociais Aplicadas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
matrizsuportegestao.pdf1,05 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons