Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32655
Título: Avaliações de interação humano-computador da plataforma de teleatendimento Vedius
Título(s) alternativo(s): Evaluation of human-computer interaction for the telehealth platform Vedius
Autor(es): Tunnicliff, Steven Justen
Orientador(es): Bim, Sílvia Amélia
Palavras-chave: Serviços da Web
Fisioterapia
Interação humano-máquina
Heurística - Avaliação
Web services
Physical therapy
Human-computer interation
Heuristic - Evaluation
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TUNNICLIFF, Steven Justen. Avaliações de interação humano-computador da plataforma de teleatendimento Vedius. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso busca avaliar a plataforma Vedius no seu contexto de uso em teleatendimento utilizando dois métodos de inspeção: Avaliação Heurística e Método de Inspeção Semiótica. O objetivo é avaliar se este software atende as necessidades do serviço de teleatendimento para a área de fisioterapia. O método de Avaliação Heurística se mostra como rápido e barato, trazendo eficiência para identificar problemas, porém é compreendida a necessidade de possuir mais de um avaliador para realizar uma avaliação mais completa. Já o Método de Inspeção Semiótica é estruturado e busca compreender a forma de comunicação do designer, trazendo uma compreensão da comunicabilidade do software. Avaliando os resultados é possível dizer que a plataforma Vedius, de uma perspectiva de Sistemas de Informação, atende às necessidades do serviço de teleatendimento, ainda que apresentando alguns problemas de usabilidade e comunicabilidade.
Abstract: This completion of course work pursuits the evaluation of the platform Vedius being used in the context of telehealth using two inspection methods: Heuristic Evaluation and Semiotic Inspection Method. The objective is to evaluate if this software meets the necessities of the telehealth service for the physiotherapy field. The Heuristic Evaluation method shows itself as faster and cheaper while bringing efficiency to identify problems, however it is understood that it needs more than one evaluator to perform a more complete evaluation. The Semiotic Inspection Method is structured and allowes us to comprehend how the designer communicates itself by studying the software’s communicability. Evaluating the results it is possible to say that the platform Vedius, from an Information Systems perspective, meets the necessities for the telehealth services, although it still presents some usability and communicability problems.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32655
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaointeracaohumanocomputadorvedius.pdf1,81 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons