Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCavalaro, Adriana Gentilin-
dc.date.accessioned2023-10-05T20:54:24Z-
dc.date.available2023-10-05T20:54:24Z-
dc.date.issued2023-08-03-
dc.identifier.citationCAVALARO, Adriana Gentilin. A relação com o saber matemático de professoras pedagogas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32630-
dc.descriptionAcompanha: Crônicas e produtos educacionais: o saber matemático nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractObserving the issue of previous mathematical experiences of pedagogical teachers as a factor in creating knowledge, beliefs and feelings about Mathematics becomes relevant to the extent that such a process can influence their teaching practice in the classroom. The dissertation developed is a research with a qualitative approach whose object of study involved pedagogical teachers who worked in the Initial Years of Elementary Education in municipal public schools in the northern region of the state of Paraná in 2022. The data consists of interviews recorded in video, later transcribed, carried out with five pedagogues. These data were organized, structured and interpreted according to what is presented in the 3x3 Matrix present in the article entitled “A new instrument for the analysis of teacher action in the classroom”, by Arruda, Lima and Passos (2011), which considers the relationship with mathematical knowledge in the classroom as “Relationship with Knowledge” (CHARLOT, 2000). Aiming to understand the relationship with the mathematical knowledge of pedagogical teachers who worked in the first years of Elementary School, we applied the Teacher Matrix to the data obtained from the interviews. To provide a more detailed analysis of the data, we used the procedures indicated by Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011), using categories that showed how these teachers managed relationships with mathematical knowledge. The results suggest that the training process, even prior to higher education, provides much more than a set of theoretical or methodological references. The entire previous life story of the interviewees is involved in what they demonstrated professionally. By using the 3x3 Matrix by Arruda and Passos (2011), we understand the influence of several factors on the performance of pedagogues in teaching Mathematics in Basic Education. The Discursive Textual Analysis procedures made it possible to understand that the reality of all of the participants is permeated with considerable insecurity regarding the knowledge they have about mathematical content, as a large part of their statements concerns how they had, and still have, difficulty understanding Mathematics to be able to teach it.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessoraspt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectMatrizes (Matemática)pt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectWomen teacherspt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.subjectMatricespt_BR
dc.titleA relação com o saber matemático de professoras pedagogaspt_BR
dc.title.alternativeThe relationship with the matematical knowledge of pedagogue teacherspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoObservar a questão das vivências matemáticas pregressas de professoras pedagogas como fator de criação de conhecimentos, crenças e sentimentos sobre a Matemática torna se relevante na medida em que tal processo pode influenciar sua prática de ensino em sala de aula. A dissertação desenvolvida trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo envolveu professoras pedagogas que atuavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais na região norte do estado do Paraná no ano de 2022. Os dados consistem em entrevistas gravadas em vídeo, posteriormente transcritas, realizadas com cinco pedagogas. Esses dados foram organizados, estruturados e interpretados segundo o que nos apresenta a Matriz 3x3 presente no artigo intitulado “Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula”, de Arruda, Lima e Passos (2011), que consideram a relação com o saber matemático em sala de aula como “Relação com o Saber” (CHARLOT, 2000). Buscando entender a relação com o saber matemático de professoras pedagogas que atuavam nos primeiros anos do Ensino Fundamental, aplicamos a Matriz do Professor aos dados obtidos a partir das entrevistas. Para fornecer uma análise mais detalhada dos dados, utilizamos os procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), utilizando categorias que evidenciaram como essas professoras efetuavam a gestão de relação com o saber matemático. Os resultados sugerem que o processo de formação, mesmo anterior ao curso superior, fornece muito mais que um conjunto de referenciais teóricos ou metodológicos. Toda a história de vida pregressa das entrevistadas está envolvida no que elas demonstravam profissionalmente. Ao utilizar a Matriz 3x3 de Arruda e Passos (2011), compreendemos a influência de diversos fatores no desempenho das pedagogas quanto ao ensino da Matemática na Educação Básica. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva possibilitaram a compreensão de que a realidade de todas é permeada de considerável insegurança quanto ao conhecimento que possuem sobre os conteúdos matemáticos, pois grande parte de suas falas diz respeito a como tiveram, e, ainda têm, dificuldade em compreender a Matemática para poder ensiná-la.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-9267-6731pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4957179825231085pt_BR
dc.contributor.advisor1Arruda, Sergio de Mello-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-4149-2182pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162292964889276pt_BR
dc.contributor.referee1Borssoi, Adriana Helena-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1725-6307pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1393224739848502pt_BR
dc.contributor.referee2Passos, Marinez Meneghello-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-8856-5521pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3275252597631249pt_BR
dc.contributor.referee3Arruda, Sergio de Mello-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-4149-2182pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3162292964889276pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
relacaosabermatematicopedagogas.pdf599,69 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
relacaosabermatematicopedagogas_produto.pdf6,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons