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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32619
Título: | Postulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exatas |
Título(s) alternativo(s): | Quantum mechanics postulates: bibliographic review and didactic material proposal for STEM field undergraduates |
Autor(es): | Marciniak, Tiago Cacelli |
Orientador(es): | Hirsch, Luciana Rocha |
Palavras-chave: | Teoria quântica Aprendizagem significativa Professores de física - Formação Física - Estudo e ensino Quantum theory Meaningful learning Physics teachers - Training of Physics - Study and teaching |
Data do documento: | 11-Mai-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | MARCINIAK, Tiago Cacelli. Postulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exatas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | Por meio da análise de nove livros-texto, sendo sete deles concernentes à mecânica quântica (MQ) e dois deles sobre física moderna, materializou-se o Guia para os postulados de MQ (presente no apêndice A) voltado a alunos de graduação em qualquer curso de ciências exatas. Para tal, realizou-se leitura e análise semiótica dos livros, que compuseram fundamentação para a confecção do material. Já no respeitante ao aprendizado humano, adotou-se a óptica cognitivista por meio da teoria da aprendizagem significativa (AS) do psicólogo David Ausubel. A AS é uma teoria de aprendizagem que enfatiza o uso do que o discente já conhece para facilitar seu aprendizado. Além disso, buscou-se especificar ainda mais o jargão ausubeliano para o contexto da análise. Já no concernente à teoria quântica, os postulados da interpretação de Copenhague são os pilares da ortodoxia presente na maior parte dos livros-texto introdutórios de MQ. Por isso, a fim de tornar aqueles mais precisos e claros houve sua sistematização e explicações, que substanciam o Guia. Nele há quatorze (14) páginas e o material didático será disponibilizado em formato .PDF. |
Abstract: | Through the analysis of nine textbooks, being seven of those concerning quantum mechanics (QM) and two regarding Modern Physics, the Guide for the postulates of QM (present in the appendix A) was materialized with undergraduate students in the STEM field in the author’s mind. For this, the books were read and their semiotics got analyzed by the author, and they served as a foundation to the confection of the aforesaid guide. Regarding human learning, the cognitivist perspective was adopted through the lens of the theory of meaningful learning (ML) by the psychologist David Ausubel. ML emphasizes the use of what the learner already knows to facilitate his learning. In addition, it was sought to further specify the Ausubelian jargon within the context of the analysis. As far as quantum theory is concerned, the postulates of the Copenhagen interpretation are the cornerstones of orthodoxy present in most introductory QM textbooks. Therefore, in order to make them more precise and clear they got systematized and explained, which is the content of the Guide. It consists of fourteen (14) pages and it is available in .PDF format for everyone. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32619 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Física |
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