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dc.creatorCostantino, Matheus Silveira-
dc.date.accessioned2023-10-04T20:38:49Z-
dc.date.available2023-10-04T20:38:49Z-
dc.date.issued2022-06-22-
dc.identifier.citationCOSTANTINO, Matheus Silveira. Terraplanismo e ensino de física: uma análise de publicações em mídias sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32618-
dc.description.abstractThe flat earth movement is alive and present in social media. The high consumption of information dissonant with the current scientific understanding is worrisome, before a spectrum of greater dependence on the results and reflections of science. In this scenario, physics education is one of the protagonists, since one of its functions is to provoke reflection on the shape of the earth and on the successive argumentative conceptions that point to its non-flat form. In this sense, with the help of Laurence Bardin’s content analysis procedures, aspects of Paulo Freire’s pedagogy, Karl Popper’s and Paul Feyerabend’s epistemological reflections, publications that defend the flat earth movement on Facebook social media were analyzed from 09/16/21 to 10/16/21 in order to determine which are the most recurrent “wrongly” interpreted physics concepts and to reflect on the reasons for this recurrence. It was noticed that the main divergent interpretation of current scientific knowledge occurs in the topics of “Mechanics” and “Astronomy”, especially in the concepts of gravity and solar astronomy. The causes of this recurrence were interpreted based on reflections about how these concepts are being taught, with emphasis on the epistemological dimension involved in this teaching. Moreover, in order to contribute to the demystification of some flat-earthers arguments from the perspective of physical science concepts, some of the publications found were qualitatively analyzed. Finally, it was argued in favor of a frank teaching of physics that allows, dialogically, the understanding of science as human, lacking universal truths and non-cumulative.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRedes sociais on-line - Análisept_BR
dc.subjectPseudociênciapt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAstronomiapt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectOnline social networks - Analysispt_BR
dc.subjectPseudosciencept_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectAstronomypt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.titleTerraplanismo e ensino de física: uma análise de publicações em mídias sociaispt_BR
dc.title.alternativeFlat earth movement and physics teaching: an analysis of publications in social mediapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO movimento terraplanista está vivo e presente nas mídias sociais. O alto consumo de informações dissonantes com o entendimento científico atual é preocupante, ante um espectro de maior dependência dos resultados e reflexões da ciência. Neste cenário, o ensino de física é um dos protagonistas por ter como uma de suas funções provocar a reflexão sobre o formato da terra e sobre as sucessivas concepções argumentativas que apontam para a sua forma não-plana. Neste sentido, com auxílio de procedimentos de análise de conteúdo de Laurence Bardin, de aspectos da pedagogia de Paulo Freire e das reflexões epistemológicas de Karl Popper e Paul Feyerabend foram analisadas publicações, no periodo de 16/09/21-16/10/21, que defendem o terraplanismo na mídia social Facebook a fim de determinar quais são os conceitos físicos interpretados “erroneamente” mais recorrentes e refletir sobre os porquês desta recorrência. Percebeu-se que a principal interpretação divergente do conhecimento científico atual ocorre nas temáticas de “Mecânica” e de “Astronomia”, em especial, nos conceitos de gravidade e de astronomia solar. Interpretou-se as causas desta recorrência com base em reflexões sobre como estes conceitos estão sendo ensinados, com ênfase no dimensionamento epistemológico envolvido neste ensino. Além disso, a fim de contribuir para a desmistificação de alguns argumentos terraplanistas sobre o prisma dos conceitos da ciência física, foram analisadas, qualitativamente, algumas das publicações encontradas. Por fim, argumentou-se a favor de um ensino de física franco que permita, dialogicamente, a compreensão da ciência, como humana, carente de verdades universais e não cumulativa.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee2Saavedra Filho, Nestor Cortez-
dc.contributor.referee3Sutil, Noemi-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
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