Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32617
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRabelo, Igo Levir Souza-
dc.date.accessioned2023-10-04T20:11:05Z-
dc.date.available2023-10-04T20:11:05Z-
dc.date.issued2022-06-27-
dc.identifier.citationRABELO, Igo Levir Souza. Ensino de física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32617-
dc.description.abstractIn this work, we analyzed the announcement of the Brazilian National Textbook Program 2017, specifically, the organization of the science textbooks for elementary school. The aim was to understand the approach of the approved textbooks to the assumptions of the Common National Curricular Base (BNCC), in particular, it sought evidence of methodological approaches highlighted in the Base, such as teaching by investigation. The interest in this research is due to the importance that textbooks play in the education of Brazilian students and in the work of teachers, and also due to the high investment that the government makes in the process of preparation and acquisition of these works. The technical procedure used to carry out this research was documental analysis. As results, it is noteworthy that, from the study carried out of the Public Edict of the PNLD 2017, as well as the 2019 update and the Digital Guide of the textbook, it was not observed significant modifications and incorporations in the works. In addition, the analysis of the pre-BNCC materials allowed us to understand the dimension of the existing challenges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologia - Brasilpt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectTeaching - Methodology - Brazilpt_BR
dc.titleEnsino de Física e livros didáticos de ciências para o ensino fundamental: uma análise do edital do PNLD 2017pt_BR
dc.title.alternativePhysics teaching and science textbooks for elementary school: an analysis of the PNLD 2017 edictpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho, analisou-se o edital do Programa Nacional do Livro Didático de 2017, especificamente, a organização das obras de Ciências dirigidas ao Ensino Fundamental. Objetivou-se entender a aproximação das obras didáticas aprovadas aos pressupostos da BNCC, em particular, buscou-se evidências de encaminhamentos metodológicos destacados na Base, como o ensino por investigação. O interesse desta pesquisa deve-se à importância que o livro didático desempenha na formação dos alunos brasileiros e no trabalho docente e, também, pelo alto investimento que o governo faz no processo de elaboração e aquisição dessas obras. Empregou-se a análise documental como procedimento técnico para realizar a presente pesquisa. Como resultados, destaca-se que, do estudo realizado do edital do PNLD 2017, bem como da atualização de 2019 e do Guia Digital do livro didático, não se observou modificações e incorporações significativas nas obras. Além disso, a análise dos materiais pré BNCC permitiu entender a dimensão dos desafios existentes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee2Leite, Álvaro Emílio-
dc.contributor.referee3Alves, João Amadeus Pereira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
livrosdidaticosciencias.pdf631,76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons