Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32615
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMatuchaki, Gyovanne Zanetti-
dc.date.accessioned2023-10-04T18:22:00Z-
dc.date.available2023-10-04T18:22:00Z-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationMATUCHAKI, Gyovanne Zanetti. O manual do professor no livro didático de física do PNLD 2018: uma análise das orientações e propostas didático-pedagógicas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32615-
dc.description.abstractThe Brazilian Textbook Program (PNLD), administered by the Ministry of Education (MEC), is the main government instrument for evaluating and distributing didactic collections to students and teachers of Basic Education. Through public notices, the PNLD judiciously requires the “Teacher’s Manual” as a specific section of the teacher’s book, which is intended to present the theoretical-methodological conceptions and didactic-pedagogical guidelines of the works, as a source of subsidy for students. Teachers. Since textbooks, in 2018, represent almost 50% of the Brazilian publishing trade, and are the main educational resource used in the classroom, public and private investment and research development on them are increasing annually. In this sense, the research question is defined in: what are the didactic-pedagogical trends and how are they presented in the Teacher’s Manuals of Physics textbooks for High Schools from the collections approved in the PNLD 2018? Through methods and procedures of content analysis, it was obtained, in general, results predict similar didactic-pedagogical trends among the works, show evidence of compliance with the specifications of the PNLD 2018 public notice, which, as far as it is concerned, presents some flexibility in its requirements, giving space for creative openings of the publishers, which at times they are well explored, and at others they lack moderation in the presentation of theoretical-methodological themes.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paranápt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectLivros didáticos - Manuais, guias, etc.pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)pt_BR
dc.subjectTextbooks - Handbooks, manuals, etc.pt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.titleO manual do professor no livro didático de física do PNLD 2018: uma análise das orientações e propostas didático-pedagógicaspt_BR
dc.title.alternativeThe teacher's manual in the 2018 PNLD physics textbook: an analysis of proposals didactic-pedagogicpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), administrado pelo Ministério da Educação (MEC), é o principal instrumento governamental de avaliação e de distribuição de coleções didáticas aos estudantes e professores da Educação Básica. Por meio de editais de convocação, o PNLD, criteriosamente, exige o “Manual do Professor” como uma seção específica do livro do professor, que se destina a apresentar as concepções teórico-metodológicas e orientações didático-pedagógicas das obras, como fonte de subsídio aos docentes. Visto que os livros didáticos, em 2018, representavam quase 50% do comércio editorial brasileiro e que são o principal recurso educacional usado em sala de aula, o investimento público e privado e desenvolvimento de pesquisas sobre estes vêm aumentando anualmente. Neste sentido, a questão da pesquisa se define em: quais as tendências didático-pedagógicas e como estas são apresentadas nos Manuais do Professor dos livros didáticos de Física do Ensino Médio das coleções aprovadas no PNLD 2018? Por meio de métodos e procedimentos da análise de conteúdo, obteve-se, de forma geral, resultados preveem tendências didático-pedagógicas análogas entre as obras, apresentam indícios de atendimento às especificações do edital do PNLD 2018, este no que lhe concerne, apresenta certa flexibilidade em suas exigências, dando espaço para aberturas criativas das editoras que, em são bem exploradas em dados momentos e, outros, pecam por moderação na apresentação de temas teóricos-metodológicos.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee1Martins, Alisson Antonio-
dc.contributor.referee2Sutil, Noemi-
dc.contributor.referee3Roehrig, Silmara Alessi Guebur-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
manualprofessorlivro.pdf522,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons