Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32601
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorChavante, Eduardo Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-10-04T12:25:20Z-
dc.date.available2023-10-04T12:25:20Z-
dc.date.issued2023-08-03-
dc.identifier.citationCHAVANTE, Eduardo Rodrigues. GeoGebra no ensino de geometria para os anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da BNCC: contribuições de uma formação continuada. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32601-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: GeoGebra no ensino de geometria para os anos iniciaispt_BR
dc.description.abstractThis research was carried out as part of the Professional Master's Program in Science and Technology Education at the Federal Technological University of Paraná, Ponta Grossa Campus, with the general objective of analyzing the contributions that an online continuing education course in the field of Mathematics could bring to elementary school teachers regarding the use of GeoGebra in Geometry teaching. To achieve this, the specific objectives were to investigate teachers' prior knowledge regarding the use of digital technologies in their pedagogical practices, develop an online continuing education course to support teachers in using GeoGebra for Geometry instruction, analyze the contributions of online continuing education for teachers in the early years of elementary school who teach Mathematics, and finally, create an educational product based on video lessons produced by the researcher, improving the continuing education course based on experiences with Basic Education teachers. In terms of its nature, this research is applied since its main characteristic is the practical application of knowledge. In terms of its focus, this research is qualitative and interpretative. Data collection took place in two stages and involved a semi-open questionnaire made available through an electronic form to the participants, as well as audio and video recordings of the continuing education sessions. The analysis was conducted with an interpretative focus, relying on the proposed theoretical and methodological framework. The research revealed that more than 70% of the participants did not have subjects related to the use of digital technologies for teaching Geometry in their initial education. Just over half did not have this opportunity in continuing education moments either. However, when offered this training, all of them expressed their interest in participating. The analysis showed that continuing education contributed to teachers' knowledge of dynamic geometry software, making them feel more prepared and confident in using this resource in Geometry teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectGeometria - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectGeometry - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleGeoGebra no ensino de geometria para os anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva da BNCC: contribuições de uma formação continuadapt_BR
dc.title.alternativeGeoGebra in geometry teaching for the initial years of elementary education from the perspective of BNCC: contributions of continuing trainingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino de Ciência e Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Ponta Grossa, norteada pelo objetivo geral de analisar as contribuições que um curso de formação continuada online, na área de Matemática, poderá trazer para os professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental quanto ao uso do GeoGebra no ensino de Geometria. Com isso, tem-se os objetivos específicos: investigar junto aos professores os seus conhecimentos prévios a respeito do uso de tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas; propor um curso de formação continuada online e um produto educacional em formato de livro eletrônico que dê suporte aos professores quanto ao uso do GeoGebra no ensino de Geometria; analisar as contribuições da formação continuada online para os professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Do ponto de vista de sua natureza, a presente pesquisa é aplicada, pois tem como principal característica a utilização prática dos conhecimentos. Do ponto de vista de seu enfoque, essa pesquisa é qualitativa e interpretativa. A coleta dos dados foi realizada em duas etapas e envolveu um questionário semiaberto disponibilizado, por meio de um formulário eletrônico, aos participantes e gravações de áudio e vídeo dos encontros da formação continuada. A análise deu-se com enfoque interpretativo, apoiando-se no referencial teórico e metodológico proposto. A pesquisa mostrou que mais de 70% das participantes não tiveram, em sua formação inicial, disciplinas que abordassem o uso de tecnologias digitais para o ensino de Geometria. E pouco mais da metade não teve essa mesma oportunidade em momentos de formação continuada. No entanto, quando oferecida essa formação, todas disseram que gostariam de participar. A análise mostrou que a formação continuada contribuiu para que os professores conhecessem um software de geometria dinâmica, sentindo-se mais preparados e confiantes em utilizar esse recurso no ensino de Geometria.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-3613-6298pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658084426741318pt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Ciappina, Jussara Rodrigues-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-8147-8668pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8750446667201659pt_BR
dc.contributor.referee1Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3313-1472pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9560346396921728pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigues, Márcio Urel-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8932-3815pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8802973146318543pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geogebraensinogeometriaanosiniciais.pdf3,64 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
geogebraensinogeometriaanosiniciais_produto.pdf583,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons