Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32558
Título: Extração e aplicação de óleos essenciais como metodologia no ensino de química orgânica
Título(s) alternativo(s): Extraction and application of essential oils as a methodology in organic chemistry teaching
Autor(es): Vieira, Diego Leonidas Esplendo
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Aprendizagem ativa
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Metodologia
Active learning
Learning strategies
Teaching - Methodology
Data do documento: 28-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VIEIRA, Diego Leonidas Esplendo. Extração e aplicação de óleos essenciais como metodologia no ensino de química orgânica. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: A aplicação das metodologias ativas na educação básica é recente, e quando utilizada de forma equilibrada e adaptada ao contexto individual e coletivo dos estudantes, é de grande importância para o ensino. No ensino da química percebe-se que os alunos não conseguem aprender por não conseguirem associar o conteúdo estudado com seu contexto social, dessa forma, perdendo o interesse pelo assunto explanado. Isto indica que esse ensino está sendo feito de forma descontextualizada. O presente trabalho teve por objetivo desenvolver e analisar a aplicação de uma sequência de aulas teóricas e experimentais, proporcionando uma aprendizagem significativa dos conteúdos de química orgânica, fundamentada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projeto. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa que utiliza como abordagens o levantamento bibliográfico e a pesquisa ação para a produção de um Guia Didático para professores de Química da Educação Básica. Esse guia aborda a produção de sabonetes com óleos essenciais em uma proposta de metodologia baseada em projeto para o ensino de química orgânica. A pesquisa possibilitou uma interação prática e teórica com os conhecimentos prévios dos discentes, contribuindo para o engajamento dos discentes no processo de ensino e aprendizagem. A maioria dos discentes aumentaram seu nível de aprendizado com o desenvolvimento do projeto. Além disso, foi possível perceber, por parte dos discentes, uma motivação e satisfação no processo de ensino e aprendizagem de Química. Dessa maneira, quando os experimentos são desenvolvidos juntamente com a contextualização, ou seja, levando em consideração os aspectos socioculturais e econômicos da vida do estudante, os resultados da aprendizagem podem ser mais eficientes.
Abstract: The application of active methodologies in basic education is recent, and when used in a balanced way and adapted to the individual and collective context of students, it is of great importance for teaching. In teaching chemistry, it is noticed that students cannot learn because they cannot associate the content studied with its social context, thus losing interest in the subject explained. This indicates that this teaching is being done out of context. This work aimed to develop and analyze the application of a sequence of theoretical and experimental classes, providing meaningful learning of the contents of organic chemistry, based on the methodology of Project-Based Learning. This is a qualitative research that uses bibliographical surveys and action research as approaches for the production of a Didactic Guide for Basic Education Chemistry teachers. This guide addresses the production of soaps with essential oils in a proposal for a project-based methodology for teaching organic chemistry. The research enabled a practical and theoretical interaction with the student’s previous knowledge, contributing to the student’s engagement in the teaching and learning process. Most students increased their level of learning with the development of the project. In addition, it was possible to perceive, on the part of the students, motivation and satisfaction in the process of teaching and learning Chemistry. In this way, when the experiments are developed together with the contextualization, that is, taking into account the partner culture and economic aspects of the student’s life, the learning results can be more efficient.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32558
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoquimicaorganica.pdf1,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
ensinoquimicaorganica_produtoeducacional.pdf579,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons