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Título: A contribuição do movimento empresa júnior na formação do engenheiro civil no estado do Paraná
Autor(es): Tomim, Leandro
Orientador(es): Mazzer, Helton Rogério
Palavras-chave: Empreendedorismo
Engenharia - Estudo e ensino
Empresas novas
Educação para o trabalho
Entrepreneurship
Engineering - Study and teaching
New business enterprises
Career education
Data do documento: 7-Mai-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: TOMIM, Leandro. A contribuição do movimento empresa júnior na formação do engenheiro civil no estado do Paraná. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Em um mercado de trabalho altamente tecnológico e competitivo, nota-se uma necessidade de serem formados engenheiros civis cada vez mais qualificados e preparados. Buscando atender essa demanda, surgem as chamadas empresas juniores, que são organizações sem fins lucrativos formadas exclusivamente por acadêmicos com a missão de proporcionar a eles uma vivência empresarial ainda na Universidade, auxiliando assim em suas formações. O seguinte trabalho busca, portanto, avaliar a importância de competências comportamentais para o profissional de engenharia civil, bem como a contribuição do Movimento Empresa Júnior no desenvolvimento desses atributos em uma análise cruzada com a contribuição dos cursos de graduação. Para isso, foram enviadas perguntas fechadas em um questionário para os diretores executivos das empresas juniores paranaenses de engenharia civil associadas à Federação paranaense. Com os resultados da aplicação da pesquisa, torna-se evidente a contribuição da empresa júnior no desenvolvimento de atributos considerados essenciais para o profissional de engenharia civil, mostrando o alto potencial das universidades de entregarem ao mercado de trabalho pessoas ainda mais qualificadas se os cursos de graduação adotarem estratégias em conjunto com suas respectivas empresas juniores na formação acadêmica dos universitários.
Abstract: In a highly technological and competitive labor market, there is a need to train increasingly qualified and prepared civil engineers. Seeking to meet this demand, the so-called junior companies arise, which are non-profit organizations formed exclusively by academics with the mission of providing them with a business experience while at the University, thus helping in their qualification. The following research, therefore, seeks to assess the importance of behavioral skills for the civil engineering professional, as well as the contribution of the Junior Enterprise Movement in the development of these attributes in a cross-analysis with the contribution of undergraduate courses. For it, closed questions were sent in a questionnaire to the executive directors of the civil engineering junior enterprises from Paraná associated with the Federation of Paraná. With the results of the research application, it is evident the contribution of the junior enterprise in the development of attributes considered essential for the civil engineering professional, showing the high potential of universities to deliver even more qualified people to the labor market if the graduation courses adopt strategies in conjunction with their respective junior enterprises in the academic qualification of university students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32543
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