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Título: A cesta de bens e serviços territoriais e os mercados alimentares físicos e digitais de agroindústrias familiares
Título(s) alternativo(s): The basket of territorial goods and services and the physical and digital food markets of family agroindustries
Autor(es): Lauermann, Daniela
Orientador(es): Gazolla, Marcio
Palavras-chave: Serviço de alimentação
Mercados
Agricultura familiar
Agroindústria
Food service
Markets
Family farms
Agricultural industries
Data do documento: 1-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: LAUERMANN, Daniela. A cesta de bens e serviços territoriais e os mercados alimentares físicos e digitais de agroindústrias familiares. 2023. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.
Resumo: A Cesta de Bens e Serviço Territoriais (CBST) pode ser compreendida a partir da oferta articulada de um conjunto de bens e serviços específicos de um determinado território, em especial, rural. A Cesta institui uma conexão direta com os mercados alimentares, pois os bens e serviços agroalimentares produzidos, sobretudo, pela agricultura familiar e por agroindústrias familiares, podem ser componentes estratégicos da Cesta por geralmente derivarem de especificidades territoriais; bem como os diferentes mercados podem se originar de características particulares de um determinado território. Nesse sentido, o tema central desta dissertação foi o de conhecer os diferentes mercados alimentares físicos e digitais construídos por agroindústrias familiares no território da Associação de Municípios do Extremo Oeste Catarinense (AMEOSC). A pesquisa foi orientada pelos seguintes questionamentos: Quais mercados alimentares físicos e digitais as agroindústrias familiares constroem no território do Extremo Oeste de Santa Catarina? Quais características e dinâmicas de funcionamento são predominantes nos mercados? Tais questionamentos objetivaram investigar como ocorre a construção dos mercados físicos e digitais, em iniciativas de agroindústrias familiares, além das relações socioeconômicas existentes e das suas dinâmicas de funcionamento. Para cumprir esse propósito, foi realizada uma pesquisa de campo entre os meses de dezembro de 2021 e junho de 2022, com 35 agroindústrias familiares presentes no território da AMEOSC. A coleta de dados ocorreu através de um formulário e netnografia de perfis do Instagram, Facebook e sites de agroindústrias familiares participantes. Para analisar os dados, optou-se por métodos mistos, integrando a estatística descritiva (análise quantitativa) e análise de conteúdo (análise qualitativa). Os resultados da pesquisa apontam que as agroindústrias familiares utilizam um conjunto diversificado de canais de comercialização e constroem mercados de proximidade, territoriais, convencionais, públicos e digitais. A maior parte da produção das agroindústrias familiares é comercializada no território da AMEOSC, o que indica a predominância de acesso dos(as) consumidores(as) locais aos ativos específicos produzidos. Os achados revelam que quase metade da produção é comercializada por meios digitais com destaque para o WhatsApp. Além disso, a digitalização permeia 80% dos canais de comercialização. As redes sociais Instagram e Facebook são mobilizadas para comercializar, expor o processo produtivo, reforçar os atributos de qualidade dos alimentos e bebidas elaborados e visibilizar o local de origem. Ademais, aponta-se que há uma inter-relação e interdependência entre os mercados alimentares e a CBST. Por fim, sugere-se que pesquisas futuras investiguem as motivações dos(as) consumidores(as) para o consumo de bens e serviços específicos, bem como a participação dos espaços virtuais para a construção de territórios sustentáveis e fortalecimento da CBST.
Abstract: The Basket of Territorial Goods and Services (CBST) may be understood based on the articulated offer of a set of specific goods and services of a certain territory, especially rural. The Basket establishes a direct connection with the food markets, as agrifood goods and services produced mostly by family agriculture and family agroindustries may be strategic components of the Basket, as they generally come from territorial specificities. In the same way, different markets may originate from specific characteristics of a certain territory. Thus, the central theme of this dissertation was to know the different physical and digital food markets built by family agribusinesses in the territory of the Association of Cities from the Far West of Santa Catarina (AMEOSC). The study was guided by the following questions: which physical and digital food markets the family agroindustries build in the territory of the Far West of Santa Catarina? Which operational dynamics and characteristics are prevalent in these markets? Such questions aimed to investigate how the building of physical and digital markets occurs in family agroindustries initiatives, besides the existing social-economic relations and their operational dynamics. In order to fulfill this purpose, we conducted field research between December of 2021 and June of 2022 with 35 family agroindustries within the AMEOSC territory. Data collection was carried out via forms and netnographie of the Instagram and Facebook profiles and the websites of the participating family agroindustries. To analyze the data, we opted for mixed methods, integrating descriptive statistics (quantitative analysis) and content analysis (qualitative analysis). Results suggest that family agroindustries use a diverse set of commercial channels and build digital, public, conventional, territorial and proximity markets. The majority of the production of the family agroindustries is commercialized in the AMEOSC territory, which suggests predominance of local consumers’ access to specific actives produced. The findings show that almost half of the production is commercialized via digital means, especially via WhatsApp. Also, digitalization represents 80% of the commercialization channels. Social media, such as Instagram and Facebook, are mobilized to commercialize, expose the production process, reinforce the quality aspects of the foods and drinks made and make the place of origin visible. Besides, we point out that there is an interrelation and interdependence between the food markets and the CBST. Lastly, we suggest future studies investigate the consumers’ motivation to buy specific goods and services, as well as the participation of virtual spaces in the construction of sustainable territories and strengthening of the CBST.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32541
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