Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32533
Título: Caracterização dos consumidores de produtos orgânicos do município de Santa Helena-PR
Título(s) alternativo(s): Characterization of consumers of organic products in the municipality of Santa Helena-PR
Autor(es): Santos, Camila Mara Schäfer dos
Orientador(es): Ziech, Ana Regina Dahlem
Palavras-chave: Ecologia agrícola
Agricultura familiar
Segurança alimentar
Produtos agrícolas - Comercialização
Alimentos naturais
Agricultural ecology
Family farms
Food security
Farm produce - Marketing
Natural foods
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: SANTOS, Camila Mara Schäfer dos. Caracterização dos consumidores de produtos orgânicos do município de Santa Helena-PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: A preocupação com a alimentação e a busca por uma alimentação mais segura e saudável vem influenciando as pessoas optarem por alimentos orgânicos, resultando no aumento deste mercado nos últimos anos. O presente trabalho refere-se a uma pesquisa sobre a caracterização dos consumidores de orgânicos do município de Santa Helena-PR, para a realização desta pesquisa utilizou-se de um formulário online composto por diferentes seções, buscando compreender o perfil socioeconômico, motivos e influências que levam os consumidores a optarem por produtos orgânicos, contando com a participação de 150 pessoas. Por meio dos resultados obtidos foi possível comprar com os resultados de pesquisas semelhantes, destacando o público feminino como participantes e consumidoras, o estado civil de pessoas casadas e com a idade predominante de 21 a 30 anos com uma renda mensal de 2 a 4 salários-mínimos em famílias de 3 a 4 componentes. Com base nos resultados obtidos, é possível perceber que os consumidores de produtos orgânicos possuem relação de conscientização ambiental e preocupação familiar que os impulsiona ao consumo, porém, é necessário enfatizar a importância da divulgação na comercialização para que haja a ascensão dos produtos orgânicos
Abstract: The concern with food and the search for a safer and healthier diet has been influencing people to opt for organic food, resulting in the increase of this market in recent years. The present work refers to a research on the characterization of consumers of organic products in the municipality of Santa Helena-PR. To carry out this research, an online form composed of different sections was used, seeking to understand the socioeconomic profile, motives and influences that lead consumers to opt for organic products, with the participation of 150 people. Through the results obtained, it was possible to buy with the results of similar research, highlighting the female public as participants and consumers, the marital status of married people and with the predominant age of 21 to 30 years with a monthly income of 2 to 4 wages- minima in families of 3 to 4 components. Based on the results obtained, it is possible to perceive that consumers of organic products have a relationship of environmental awareness and family concern that drives them to consumption, however, it is necessary to emphasize the importance of disclosure in marketing so that there is the rise of organic products.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32533
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
caracterizacaoconsumidoresprodutos.pdf2,56 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons