Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32452
Título: Programa de treinamentos para franqueados como estratégia competitiva: um estudo de caso de uma empresa do setor odontológico
Título(s) alternativo(s): Training program for franchise owners as a competitive strategy: a case study in a dental company
Autor(es): Caminha, Matheus Bhernardo Wilhelms
Orientador(es): Tondato, Silvana Rodrigues Quintilhano
Palavras-chave: Gestão do conhecimento
Pessoal - Treinamento
Educação patrocinada pelo empregador
Inteligência competitiva (Administração)
Knowledge management
Employees - Training of
Employer-supported education
Business intelligence
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CAMINHA, Matheus Bhernardo Wilhelms. Programa de treinamentos para franqueados como estratégia competitiva: um estudo de caso de uma empresa do setor odontológico. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Atualmente, o modelo de negócio de franquias vem se mostrando um empreendimento cada vez mais rentável, pois favorece a flexibilidade e crescimento na distribuição de seus produtos e serviços. Nesse contexto, a Educação Coorporativa e a Gestão de Conhecimento são conceitos-chave para a disseminação de informações e conhecimentos entre os franqueados, a fim de se obter vantagens competitivas, mantendo ou aprimorando o padrão de performance de toda rede franqueada. Nesse sentido, o trabalho a seguir tem o objetivo de expor a estrutura de um Programa de Treinamentos utilizado por uma franquia do ramo de implantes odontológicos como promoção de vantagem competitiva. Para tanto, a metodologia utilizada foi o estudo de caso. Dos resultados obtidos, constatou-se resultado geral da pesquisa, que os benefícios do Programa de Treinamento são a garantia de um padrão de performance elevado, a oportunidade de economia para empresa e a suavização do impacto da rotatividade de funcionários, tanto que os participantes manifestaram 100% de satisfação quanto à organização didático-pedagógico do programa, quanto para a aquisição de conhecimento atrelada a performance da franquia.
Abstract: Currently, the franchise business model has been proving to be an increasingly profitable venture as it promotes flexibility and growth in the distribution of its products and services. In this context, Corporate Education and Knowledge Management are key concepts for disseminating information and knowledge among franchisees in order to gain competitive advantages while maintaining or improving the performance standards of the entire franchise network. In this regard, the following work aims to present the structure of a Training Program used by a dental implant franchise as a means of promoting competitive advantage. To achieve this, a case study methodology was employed. From the obtained results, it was found that the Training Program brings several benefits, including ensuring a high-performance standard, providing cost savings for the company, and mitigating the impact of employee turnover. In fact, the participants expressed 100% satisfaction with the didactic and pedagogical organization of the program, as well as with the knowledge acquisition associated with the franchise's performance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32452
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
programatreinamentosfranqueados.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons