Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32446
Título: Artrópodes no "Aula Paraná"
Título(s) alternativo(s): Arthropods in Parana class
Autor(es): Oliveira, Sandra Maria
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Ciências (Elementar) - Estudo e ensino
Invertebrados
COVID-19, Pandemia de, 2020-
Diapositivos
Science - Study and teaching (Elementary)
Invertebrates
COVID-19 Pandemic, 2020-
Slides (Photography)
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: OLIVEIRA, Sandra Maria. Artrópodes no "Aula Paraná". 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: Frente à disponibilização de videoaulas e slides na plataforma “Aula Paraná” pela Secretaria de Educação do Paraná desde a suspensão das aulas presenciais em virtude da pandemia, o presente trabalho objetivou examinar o conteúdo textual e imagético relacionado ao conteúdo curricular cordados relacionado ao ano de 2020. A pesquisa se caracterizou como qualitativa, com análise descritiva dos dados por meio da Análise de Conteúdo. Emergiram da análise três Unidades de Análise (UA), sendo elas características (UA01), Processos Evolutivos (UA02 e Diversidade biológica (UA03). Configurou-se como corpus da investigação as aulas 81, 82, 83, 84, 85, 86 e 99 do 7º ano na disciplina de Ciências. A análise levou em consideração os documentos oficiais do Governo Federal e do Governo Estadual, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Currículo da Rede Estadual Paranaense (CREP), respectivamente. De acordo com esses documentos, o ensino dos seres vivos deve ser contextualizado, direcionado ao entendimento das características dos animais (morfologia, fisiologia e ecologia) como os processos de reprodução, hereditariedade, interações ecossistêmicas e relações ambientais. O estudo evidenciou que o conteúdo cordados encontrava-se estruturalmente organizado no sétimo ano, estando de acordo com o recomendado pela BNCC e CREP. Quanto às categorias de análise, verificou-se que a UA01 se fez presente em todas as videoaulas e slide, evidenciando uma organização didática direcionada às características morfofisiológicas dos artrópodes. A UA02 esteve ausente em todos os slides e presente apenas nas videoaulas 81 por meio da interação discursiva da professora-apresentadora. Já a UA03 esteve presente somente no slide da aula 81 e nas videoaulas 81, 85 e 99, evidenciando uma carência na demonstração das relações dos artrópodes com a biodiversidade, ecossistemas, fenômenos e impactos ambientais e equilíbrio ambiental. De forma geral, constatou-se nas aulas analisadas a perpetuação da tradição de ensino de zoologia, centrado na classificação e em descrições morfofisiológicas dos seres vivos, desvinculadas de aspectos ecológicos, evolutivose socioculturais, fato que possibilita um ensino descontextualizado, fragmentado e memorístico.
Abstract: Availability of vídeo lessons and slides on “Aula Paraná” platform of the Secretary of Education of Paraná sincethe suspension of teaching due to the pandemic, presents work with the objective of analyzing the 2020 text and image content curriculum 2020. The researchw as characterized qualitative, with descriptive analysis of through Content Analysis. Three Units Analysis (UA), Characteristics (UA01), Evolutionary Processes (UA02) and Biological Diversity (UA03). Lesson 81, 82, 83, 84, 85, 86 and 99 ofthe 7th year in discipline of Sciences. Thean alysis tookinto official documents of Federal Governmentand the State Government, Suppot National Common Curriculum (BNCC) and Curriculum of the Paraná State Network (CREP), respectively. According documents, teachin gliving beings must contextualized, directed toward sunderstanding the characteristics of animals (morphology, physiology and ecology) such as reproduction processes, heredity, ecosystem interactions and environmental relationships. A Study showed that the chord content was structurally organized in the seventh year, according to what recommended by BNCC and CREP. Categories of analysis, found UA01 presentin vídeo lessons and slides, evidencing a didactic organization focused on the morphophysiological characteristics ofarthropods. UA02 was absent slides and present onlyin vídeo lessons 81 through discursive interaction teacher-presenter. UA03, was present only in the slide 81 and in video 81, 85 and 99, showing demonstration relationship between arthropods and biodiversity, ecosystems, phenomena environmental impacts environmental balance. In general, analyzed classes the perpetuation tradition ofteaching zoology, centered on the classification and morphophysiological descriptions of living beings, disconnected ecological, evolutionary and sociocultural aspects, enables decontextualized, fragmented and memoristic teaching.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32446
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
artropodesaulaparana.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons