Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32367
Título: Elaboração de sequência didática para área de ciências da natureza e suas tecnologias usando o açúcar como tema gerador
Título(s) alternativo(s): Elaboration of didactic sequence for nature sciences and its technologies using sugar as a generating theme
Autor(es): Vargas, Rita Andréia de
Orientador(es): Bocardi, Juliane Maria Bergamin
Palavras-chave: Ciência - Estudo e Ensino
Estratégias de aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Pedagogia crítica
Science - Study and teaching
Learning strategies
Teaching - Aids and devices
Critical pedagogy
Data do documento: 26-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VARGAS, Rita Andréia de. Elaboração de sequência didática para área de ciências da natureza e suas tecnologias usando o açúcar como tema gerador. 2023. Dissertação (Mestrado em Química em Rede Nacional) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: O objetivo desse estudo consistiu em elaborar uma Sequência Didática para trabalhar com alunos do Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, usando o tema Açúcares. A Sequência Didática foi composta por 4 Unidades, nas quais foram norteadas com base em três momentos pedagógicos: Problematização Inicial, Organização do Conhecimento e Aplicação do Conhecimento. No âmbito dessa abordagem, buscou-se apresentar a relação da referida temática com os conceitos químicos de carboidratos, ligações glicosídicas, grupos funcionais, carbono quiral, unidades de medidas como cal, Kcal e Joule. Foram explorados diferentes recursos didáticos na elaboração desse material tais como, recortes de artigos, slides, vídeos e aplicativo. O material dispõe de atividades de leitura e escrita, questionário, lista de exercícios, elaboração de mapa mental, apresentação e cruzadinha. Em todas as partes desta Sequência Didática, há o incentivo, a participação e reflexão sobre o consumo excessivo de açúcar e a busca por alternativas saudáveis e sustentáveis. Para verificar o grau de satisfação do Produto Educacional elaborado, esse foi submetido ao Processo de Avaliação por Pares, na qual professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias responderam à pesquisa previamente elaborada, fundamentada em três eixos norteadores: eixo conceitual, eixo pedagógico e eixo comunicacional. Os resultados da avaliação por pares mostraram a aceitação do Produto Educacional desenvolvido no que diz respeito a elaboração, contextualização e recursos metodológicos utilizados no decorrer da Sequência Didática, na qual a validam como uma proposta de material que poderá subsidiar o trabalho de outros docentes que procuram materiais para orientar suas mediações, apoiado com abordagem dada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Abstract: The objective of this study was to elaborate a Didactic Sequence to work with high school students in Natural Sciences and its technologies, using the theme Sugars. The Didactic Sequence consisted of 4 Units, which were guided based on three pedagogical moments: Initial Problematization, Organization of Knowledge and Application of Knowledge. Within this approach, we sought to present the relationship of the theme with the chemical concepts of carbohydrates, glycoside bonds, functional groups, chiral carbon, measurement units such as cal, Kcal and Joule. Different didactic resources were explored in the elaboration of this material, such as article clippings, slides, videos and application. The material includes reading and writing activities, a questionnaire, a list of exercises, a mental map, a presentation and a crossword. In all parts of this Didactic Sequence, participation and reflection on excessive sugar consumption and the search for healthy and sustainable alternatives are encouraged. In order to verify the degree of satisfaction of the Educational Product elaborated, it was submitted to the Peer Evaluation Process, in which professors in the area of Natural Sciences and their Technologies answered a previously elaborated survey, based on three guiding axes: conceptual axis, pedagogical axis and communicational axis. The results of the peer evaluation showed the acceptance of the Educational Product developed regarding to the elaboration, contextualization and methodological resources used during the Didactic Sequence, in which they validate it as a material proposal that can subsidize the work of other teachers who seek to materials to guide their mediations, supported by the new approach given by the BNCC.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32367
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Química em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
elaboracaosequenciadidaticaarea.pdf8,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
elaboracaosequenciadidaticaarea_produto.pdf6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons