Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Miderson Andrei de Souza-
dc.date.accessioned2023-09-11T17:42:07Z-
dc.date.available2023-09-11T17:42:07Z-
dc.date.issued2023-05-30-
dc.identifier.citationSANTANA, Miderson Andrei de Souza. Recursos tecnológicos: análise de uma experiência na formação de docentes. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32357-
dc.descriptionAcompanha: Recursos tecnológicos: material interativopt_BR
dc.description.abstractAlthough the pandemic period has contributed to a growing increase in the use of technological tools, there is still concern about how students and teachers, during the pandemic period (years 2020-2022), absorbed the use of these technologies in teaching and learning, and about how they can use this knowledge in the educational process. The aim of this study is to present a report on all the contents, methodologies, and techniques used during Mathematics classes for a 3rd year class of Teacher Education, in order to contribute to the professional life of students and teachers in Basic Education. The objective is not only to teach Mathematics, but also to make students understand that, in the way they shown here, they can also transmit to Basic Education students a more dynamic and meaningful Mathematics for their daily school life.The methodology consisted of writing a report of an experience made in a 3rd year class of Teacher Education during Mathematics classes, where all the contents of the classes were taught using technological resources. During the classes, videos were recorded, testimonies from students, the pedagogical team, and the school administration were collected. With this material, the creation of an Educational Product had its start, an "Interactive E-book", with which it is hoped to contribute to future Basic Education teachers being able to not only learn better, but also teach a more dynamic and enjoyable Mathematics for their students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.titleRecursos tecnológicos: análise de uma experiência na formação de docentespt_BR
dc.title.alternativeTechnological resources: analysis of an experience in teacher trainingpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEmbora o período pandêmico tenha contribuído para um crescente aumento da utilização de ferramentas tecnológicas, surge ainda a preocupação em como alunos e professores, no período em questão (ano 2020-2022), absorveram o emprego dessas tecnologias no ensino-aprendizagem, e como poderão utilizar esse conhecimento no processo educativo. O objetivo deste estudo é apresentar um relato de todos os conteúdos, metodologias e técnicas empregadas durante as aulas de Matemática para uma turma do 3º ano de Formação de Docentes, de forma a contribuir para a vida profissional de alunos e professores da Educação Básica. Não se busca apenas ensinar Matemática, mas fazer com que as alunas entendam que, das maneiras aqui expostas, poderão também transmitir aos alunos da Educação Básica uma Matemática mais dinâmica e com mais sentido para o cotidiano escolar.A Metodologia consistiu em traçar o relato da experiência feita em uma turma do 3º ano de Formação de Docentes durante as aulas de Matemática, para a qual todos os conteúdos das aulas foram ministrados utilizando recursos tecnológicos. Durante as aulas, foram feitas gravações de vídeos, depoimentos de alunas, da equipe pedagógica e da direção da escola. Com esse material, deu-se início à confecção de um Produto Educacional, um “E-book Interativo”, como qual espera-se contribuir para que futuras professoras da Educação Básica possam, além de melhor aprender, ensinar uma Matemática mais dinâmica e prazerosa para os alunos.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-4196-6624pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1221170816958630pt_BR
dc.contributor.advisor1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee1Sturion, Leonardo-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6975-5343pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7994134300926513pt_BR
dc.contributor.referee2Ashtiani, Alireza Mohebi-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2579-3759pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5025709771742662pt_BR
dc.contributor.referee3Martins, Rogerio Mendonça-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0290091048934397pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
recursostecnologicosformacaodocentes.pdf2,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
recursostecnologicosformacaodocentes_produto.pdf8,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons