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dc.creatorBrim, Juliana de Fatima Holm-
dc.date.accessioned2018-06-15T12:00:19Z-
dc.date.available2018-06-15T12:00:19Z-
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.citationBRIM, Juliana de Fatima Holm. O ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusiva. 2018. 147 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3231-
dc.descriptionAcompanha: Kit didático funções do 2º grau: acessível às pessoas com deficiência visualpt_BR
dc.description.abstractThis research brings as a main theme the mathematics teaching for students with visual impairment and the inclusion of these students at regular school network. It is about a qualitative nature research, applied, and the approach for its development is the case study. It has as general objective to develop a methodological procedure that enable students with visual impairment included in regular classrooms, the appropriation of mathematical content Quadratic Function. It is mainly based on historical cultural assumption. The study was carried out in a public school in the state of Parana, in a first-year high school class where a visually impaired girl studies. The data collection was done through observations, in the classroom, semistructured interviews with students, teachers and pedagogical team, recorded in áudio, annotated and evaluated. From the analysis of data obtained in interviews we made a didactic material and we accomplish the pedagogical intervention. The analysis and interpretation of data from this survey, was performed by means of categories based on historical cultural theory. The research results show, that the student with visual impairment learned the concepts related to the content Quadratic Functions through the suitable methodological procedure and by means of an apprpriate mediating instrument. Besides that it has been proven that it is possible to teach mathematics to visually impaired students with the other students in the class and contribute for the teaching of mathematics with the aim of promoting school inclusion. As the final product of this concrete didatic material is presented "Quadratic Functions" which has a kit with all the materials used in the intervention.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectDeficientes visuaispt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFunções (Matemática)pt_BR
dc.subjectPeople with visual disabilitiespt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectFunctionspt_BR
dc.titleO ensino de funções do 2º grau para alunos com deficiência visual: uma abordagem para a educação matemática inclusivapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of quadratic function for students with visual impairment: an approach to inclusive mathematics educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa traz como tema principal o ensino de matemática para alunos com deficiência visual e a inclusão desses alunos na rede regular de ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, aplicada, e a abordagem para o seu desenvolvimento é o estudo de caso. Tem como objetivo geral desenvolver um procedimento metodológico que possibilite aos alunos com deficiência visual, inclusos em aulas regulares, a apropriação do conteúdo matemático Funções do 2° grau. Fundamenta-se principalmente no pressuposto sócio-histórico. O estudo foi efetivado em um colégio público no estado do Paraná, em uma turma do 1º ano do ensino médio onde estuda uma aluna com deficiência visual. A coleta de dados foi feita por meio de observações em sala de aula, entrevistas semiestruturadas com alunos, professores e equipe pedagógica que foram gravadas em áudio, anotadas e avaliadas. A partir da análise dos dados obtidos em entrevistas elaboramos um material didático e realizamos a intervenção pedagógica. A análise dos dados dessa pesquisa foi fundamentada na teoria sócio-histórica. Os resultados mostram que a aluna com deficiência visual apropriou-se dos conceitos referentes ao conteúdo Funções do 2º grau mediante o procedimento metodológico e instrumento mediador adequado. Além disso, comprovou-se que é possível ensinar matemática aos alunos deficientes visuais com os demais alunos da turma e contribuir para o ensino de matemática com vistas à promoção da inclusão escolar. Como produto final desta, apresenta-se material didático concreto intitulado “Funções do 2º grau” que configura um kit com todos os materiais utilizados na intervenção.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1370186036871289pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5694972079639390pt_BR
dc.contributor.referee1Groenwald, Claudia Lisete Oliveira-
dc.contributor.referee2Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel-
dc.contributor.referee3Silva, Sani de Carvalho Rutz da-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

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