Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32269
Título: Projeto para a implantação de uma central de reciclagem com um triturador de resíduos no município de Guararapes-SP
Título(s) alternativo(s): Project for the implementation of a recycling center with a waste crusher in the municipality of Guararapes-SP
Autor(es): Pederiva, Júlio Guilherme
Orientador(es): Halmeman, Maria Cristina Rodrigues
Palavras-chave: Agregados (Materiais de construção)
Construção civil
Estudos de viabilidade
Lixo - Eliminação
Resíduos como material de construção
Aggregates (Building materials)
Building
Feasibility studies
Refuse and refuse disposal
Waste products as building materials
Data do documento: 12-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PEDERIVA, Júlio Guilherme. Projeto para a implantação de uma central de reciclagem com um triturador de resíduos no município de Guararapes-SP. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: O setor da construção civil é responsável por grande parte do desenvolvimento econômico do Brasil. entretanto a atividade também gera impactos ambientais no país, como a exploração de matérias-primas e a geração de resíduos sólidos. Nesse contexto, foi criada a Resolução 307 do CONAMA, definindo normas e diretrizes a respeito do condicionamento, transporte, destinação e tratamento dos resíduos sólidos da construção civil. No ano de 2010 foi criada a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio da Lei n° 12.305, com o objetivo de incentivar e desenvolver novos usos e soluções para os resíduos gerados pelas obras. O objetivo do presente trabalho é analisar a viabilidade econômica da implantação de uma central de reciclagem de resíduos sólidos da construção civil no município de Guararapes-SP. Para isso, foram levantados os custos de implantação do empreendimento, bem como os gastos operacionais e a projeção da receita com a venda de agregados reciclados, desenvolvendo um cenário econômico para o funcionamento da central. A análise da viabilidade econômica foi feita com base em três ferramentas de avaliação: Payback Descontado, Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno. Os resultados foram positivos, com um VPL de R$ 208.705,61, uma TIR de 7% e um retorno financeiro em 11 anos e dois meses, mostrando que a central é viável economicamente.
Abstract: The civil construction sector is responsible for a large part of Brazil's economic development. however the activity also generates environmental impacts in the country, such as the exploitation of raw materials and the generation of solid waste. As a result, CONAMA Resolution 307 was developed, defining norms and guidelines regarding the conditioning, transport, destination and treatment of solid construction waste. In 2010, the National Solid Waste Policy was created, through Law No. 12,305, with the aim of encouraging and developing new uses and solutions for waste generated by works. The objective of this work is to analyze the economic feasibility of implementing a recycling center for solid construction waste in the municipality of Guararapes-SP. For this, the project's implementation costs were surveyed, as well as operating expenses and projected revenue from the sale of recycled aggregates, developing an economic scenario for the operation of the plant. The economic viability analysis was based on three evaluation tools: Discounted Payback, Net Present Value and Internal Rate of Return. The results were positive, with a NPV of R$ 208,705.61, an IRR of 7% and a financial return in 11 years and two months, showing that the plant is economically viable.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32269
Aparece nas coleções:CM - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
projetoimplantacaocentralreciclagem.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons