Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32201
Título: Possibilidades pedagógicas sobre a educação ambiental (EA) a partir da análise fílmica de "Avatar 2 - o caminho da água no processo de ensino
Título(s) alternativo(s): Pedagogical possibilities on environmental education from film analysis of "Avatar 2 - o caminho da água" in teaching process
Autor(es): Carvalho, Guilherme Aparecido de
Orientador(es): Fujii, Rosangela Araujo Xavier
Palavras-chave: Filmes ambientais
Educação ambiental
Mídia social na educação
Biologia de conservação
Environmental films
Environmental education
Social media in education
Conservation biology
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: CARVALHO, Guilherme Aparecido de. Possibilidades pedagógicas sobre a educação ambiental (EA) a partir da análise fílmica de "Avatar 2 - o caminho da água no processo de ensino.2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: As questões ambientais são preocupações já de longa data no contexto social,econômico, educacional. As discussões sobre a problemática ambiental no contexto educacional podem ocorrer via a utilização de recursos midiáticos tais como o cinema. O cinema e a educação estabelecem uma relação de aproximação didático pedagógica de longa data. Nesse sentido esse trabalho consiste em promover a sensibilização sobre educação ambiental de forma interdisciplinar, por meio do filme “Avatar 2 - O caminho das Águas” no processo de ensino. O objetivo geral é analisar as situações apresentadas no filme, de forma interdisciplinar para elaboração de atividades didáticas, para que os professores possam utilizá-las em suas aulas sobre educação ambiental. Pergunta-se: Como promover a sensibilização sobre educação ambiental de forma interdisciplinar por meio da película Avatar 2 para o processo de ensino no ensino médio? A pesquisa é de cunho qualitativo por meio da Análise de Conteúdo (AC), utilizando como instrumento de coleta de dados cenas, partes que se relacionam com conteúdo de Biologia, sob uma perspectiva crítica. Após a seleção das cenas produzimos um guia para utilização em sala de aula pelos professores. Os resultados demonstram que emergiram 3 categorias principais cujos conteúdos podem ser trabalhados no Ensino Médio a saber: Evolução: Um Conceito além das Aparências; Ecologia: Um encontro com a EA; Diversidade Biológica e a EA. A partir do conteúdo apresentado no filme ele servirá de base para a criação de aulas de Biologia, com características interdisciplinares. trazendo um viés para a EA, que visa sensibilizar e abordar conteúdos relativos a evolução, ecologia e diversidade biológica entrelaçando com aspectos da cultura, a partir da utilização de abordagens educativas.
Abstract: Environmental issues are longstanding concerns in the social, economic and educational context. Discussions about the environmental problem in the educational context can occur through the use of media resources such as cinema. Cinema and education establish a long-standing didactic-pedagogical relationship. In this sense, this work consists of promoting awareness about environmental education in an interdisciplinary way, through the film “Avatar 2 – The Way of Water” in the teaching process. The general objective is to analyze the emotions set in the film, in an interdisciplinary way for the elaboration of didactic activities, so that teachers can use them in their classes on environmental education. Question: How to promote awareness about environmental education in an interdisciplinary way through the film Avatar 2 for the teaching process in high school? The research is qualitative through Content Analysis (CA), using scenes as a data collection instrument, parts that relate to Biology content, from a critical perspective. After selecting the scenes, we produced a guide for use in the classroom by teachers. The results showed that 3 categories emerged whose contents can be worked on in High School, namely: Evolution: A Concept beyond Appearances; Ecology: An encounter with EE; Biological Diversity and EE. Based on the content presented in the film, it will serve as the basis for the creation of Biology classes, with interdisciplinary characteristics. bringing a bias to EE, which aims to raise awareness and address content related to evolution, ecology and biological diversity intertwining with aspects of culture, based on the use of educational approaches
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32201
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
possibilidadespedagogicaseducacao.pdf
  Disponível a partir de 2024-06-29
2,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons