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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorrêa, Diego Rodrigues-
dc.creatorMaschi, Gustavo-
dc.date.accessioned2023-08-24T19:03:44Z-
dc.date.available2023-08-24T19:03:44Z-
dc.date.issued2022-05-16-
dc.identifier.citationCORRÊA, Diego Rodrigues; MASCHI, Gustavo. Desenvolvimento de protótipo de dispositivo para auxiliar no desacoplamento do cinto de segurança de veículos automotivos. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32191-
dc.description.abstractThe world demographic scenario is marked by the current ageing of the population, which demands a better quality of life, autonomy and indpendency. On the other hand people in this group of population are more suceptible to diseases such as arthritis. Someone with arthritis presents many difficulties in performing several common daily activities. Another aspect that deserves to be highlighted is that more and more people are looking for autonomy to carry out their activities. One of the mechanisms for ensuring autonomy and mobility for someone is to drive cars in a safe way. People with arthritis can present many difficulties in coupling and decoupling a seat bealt when driving a car. Usually, the procedure for them can take time and some even can refrain from using the seat bealt, which can compromise their safety. In this way, this work aims at developing the design and prototype of a device that helps people with arthritis to drive automotive vehicles, respecting the safety procedures regarding the seat bealt fastening. For this purpose, the design methodology proposed by Pahl et al. (2005), where the informational project was implemented, contemplating the collection of data for the project. With these data, the project specification document was elaborated, which establishes the objectives and goals to be achieved during the product development. With this, the conceptual and embodiment desing of a potential solution was deployed. A first prototype version was produced employing 3D printing resources. When conducting preliminary tests, the team realized the need for modifications in the concept. The model was refined and a new set of dimensioning was implemented. A new set of tests were carried out with people with arthritis. The obtained results were promising and fulfilled the main objectives stated.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectArtritept_BR
dc.subjectAutonomiapt_BR
dc.subjectIdosos - Dispositivos protetorespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectAutomóveis - Cintos de segurançapt_BR
dc.subjectArthritispt_BR
dc.subjectAutonomypt_BR
dc.subjectOlder people - Safety appliancespt_BR
dc.subjectQuality of lifept_BR
dc.subjectAutomobiles - Seat beltspt_BR
dc.titleDesenvolvimento de protótipo de dispositivo para auxiliar no desacoplamento do cinto de segurança de veículos automotivospt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of a device prototype to assist in uncoupling the seat belt of automotive vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO cenário demográfico atual da população mundial é marcado pelo acelerado envelhecimento da população, o que torna mandatória a geração de estratégias que asseguram maior qualidade de vida, autonomia e independência a essa população, grupo mais propenso a certas doenças, como a artrite. Os principais sintomas da artrite provocam dificuldades na realização de diversas atividades comuns do dia a dia. Outro aspecto que merece destaque é que cada vez mais as pessoas estão em busca de autonomia para realizar suas atividades. Um dos mecanismos para a efetivação dessa autonomia se dá através da mobilidade em veículos, que devem ser conduzidos de forma segura. Uma das dificuldades para a condução segura por parte dos portadores de artrite é o acoplamento e desacoplamento do cinto de segurança. Muitos têm dificuldades, demorando para realizar esses processos ou até mesmo deixando de fazê-los. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é o desenvolvimento completo de um protótipo que auxilia o dia a dia dos portadores de artrite que utilizam veículos automotivos. Para tanto, foi empregada a metodologia de projeto proposta por Pahl et al. (2005), onde implementou-se a fase do projeto informacional, contemplando o levantamento dos dados necessários para o projeto. Com esses dados, elaborou-se o documento de especificações do projeto que estabelece os objetivos e metas a serem atingidos durante o desenvolvimento do produto. Com isso, a concepção do produto foi obtida através da elaboração do projeto conceitual, permitindo que fosse produzida a versão inicial de uma potencial solução. Durante a realização dos testes com esse protótipo inicial, verificou-se a necessidade de se realizar modificações no projeto. Uma vez implementadas alterações, realizouse um novo conjunto de testes e ao final obteve-se um protótipo que atendeu completamente aos requisitos de projeto estabelecidos anteriormente.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.referee1Cziulik, Carlos-
dc.contributor.referee2Weller, Tiago Rodrigues-
dc.contributor.referee3Foggiatto, José Aguiomar-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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