Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32183
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPimenta, Geferson Luiz Montanholi-
dc.date.accessioned2023-08-23T20:03:01Z-
dc.date.available2023-08-23T20:03:01Z-
dc.date.issued2023-04-17-
dc.identifier.citationPIMENTA, Geferson Luiz Montanholi. A metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas no desenvolvimento da literacia estatística. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32183-
dc.descriptionAcompanha: Desenvolvimento da literacia estatística através da resolução de problemaspt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work was to analyze which elements of statistical literacy were developed with students of the 9th year of Middle School when making use of the Methodology of Teaching-Learning-Assessment of Mathematics through Problem Solving. The research, with a qualitative approach, had as participants 24 students from the 9th grade of Elementary School, from a public school in the north of Paraná. The research instrument consisted of six generative problems developed from the context of situations experienced and preferred by the students, in addition to being themes that proved to be relevant due to being of collective interest. The data produced were recorded through problem resolutions, audio recordings of students' group discussions, in addition to the teacher-researcher's field diary. The elements of statistical literacy were mobilized throughout the implementation of the generating problems, which enabled its development with the research participants. In addition, even in the face of difficulties, students used prior knowledge when solving problems, and made use of different strategies. In this way, the resolution of problems in this research allowed them to opine, debate and reach a consensus, with the teacher as a mediator in the teaching-learning process. The research generated a material as an educational product, aimed at teachers, entitled “Development of statistical literacy through Problem Solving”. In it, the generating problems, references on Problem Solving and Statistics that were used in the research and general guidelines for teachers who want to take the problems to their classrooms are made available.pt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectEstatística - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProblem-based learningpt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectStatistics - Study and teachingpt_BR
dc.titleA Metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação de matemática através da resolução de problemas no desenvolvimento da literacia estatísticapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching-learning-assessment methodology of mathematics through problem solving in the development of statistical literacypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi analisar que elementos da literacia estatística foram desenvolvidos com alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental ao fazer uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas. A pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como participantes 24 alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do norte do Paraná. O instrumento de pesquisa constituiu-se de seis problemas geradores desenvolvidos a partir do contexto de situações vivenciadas e de preferência dos alunos, além de serem temáticas que se mostraram relevantes devido a serem de interesse coletivo. Os dados produzidos foram registrados por meio das resoluções dos problemas, gravações de áudio das discussões em grupo dos alunos, além do diário de campo do professor-pesquisador. Os elementos da literacia estatística foram mobilizados ao longo da implementação dos problemas geradores, o que possibilitou seu desenvolvimento com os participantes da pesquisa. Além disso, mesmo diante das dificuldades, os alunos utilizaram conhecimentos prévios ao resolver os problemas, e fizeram uso de diferentes estratégias. Desta forma, a resolução de problemas nesta pesquisa proporcionou-lhes opinarem, debaterem e chegarem a um consenso, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa gerou como produto educacional um material, destinado a professores, intitulado “Desenvolvimento da Literacia Estatística Através da Resolução de Problemas”. Nele, são disponibilizados os problemas geradores, referenciais sobre a Resolução de Problemas e a Estatística que foram utilizados na pesquisa e orientações gerais para os professores que queiram levar os problemas para suas salas de aula.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2333-0961pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4955756466749029pt_BR
dc.contributor.advisor1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee1Justulin, Andresa Maria-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4107-8464pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8269689492704497pt_BR
dc.contributor.referee2Giordano, Cassio Cristiano-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2017-1195pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1005379144784841pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalez, Mirian Maria Andrade-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-5004-6320pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1268942033771382pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
resolucaoproblemasliteraciaestatistica.pdf5,47 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
resolucaoproblemasliteraciaestatistica_produto.pdf2,85 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons