Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32145
Título: Otimização das interfaces da ferramenta LStyle: avaliação heurística e teste de usabilidade
Título(s) alternativo(s): Optimization of LStyle tool interfaces: heuristic evaluation and usability testing
Autor(es): Martins, Nathalie de Souza
Orientador(es): Ito, Giani Carla
Palavras-chave: Aprendizagem
Projeto de sistema centrado no usuário
Programação heurística
Learning
User-centered system design
Heuristic programming
Data do documento: 19-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: MARTINS, Nathalie de Souza. Otimização das interfaces da ferramenta LStyle: avaliação heurística e teste de usabilidade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2023.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a usabilidade da ferramenta LSTYLE, para ajudar na interação de identificação de estilos de aprendizagem sob a perspectiva da avaliação heurística de Nielsen. Para conduzir o método de avaliação heurística, considerou-se as atividades divididas em quatro etapas: imersão, definição, ideação e prototipação. Após ter o compreendimento geral do objetivo da ferramenta e os rascunhos do sistema, prosseguiu-se para a etapa de avaliação, tomando por base as dez heurísticas definidas por Nielsen obedecendo-se aos critérios de usabilidade apresentados. Para cada heurística violada, os avaliadores sugeriram recomendações e soluções de melhorias. A partir das recomendações foram desenvolvidos protótipos de interface considerando o grau de severidade atribuído a cada problema apontando, gerando um novo modelo de telas validados e consolidados pela heurística. Na fase de validação dos protótipos foi utilizado um questionário online como instrumento de apoio, com o objetivo gerar um escore único em uma escala de fácil entendimento e de coletar opiniões dos usuário a respeito das melhorias de usabilidade, bem como pontuar e classificar em um nível quantitativo a satisfação e a experiência do usuário ao realizar todos os processos relacionados a ferramenta de identificação de aprendizagem LSTYLE.
Abstract: This work aimed to evaluate the usability of the LSTYLE tool, to help in the interaction of learning styles identification from the perspective of Nielsen's heuristic evaluation. To conduct the heuristic evaluation method, activities divided into four stages were considered: immersion, definition, ideation and prototyping. After having a general understanding of the tool's objective and the drafts of the system, the evaluation stage proceeded, based on the ten heuristics defined by Nielsen, obeying the presented usability criteria. For each violated heuristic, the evaluators suggested recommendations and solutions for improvement. From the recommendations, interface prototypes were developed considering the degree of severity attributed to each problem pointing, generating a new model of screens validated and consolidated by the heuristic. In the validation phase of the prototypes, an online questionnaire was used as a support tool, with the aim of generating a single score on an easy-to-understand scale and collecting user opinions regarding usability improvements, as well as scoring and classifying at a higher level. Quantitatively, user satisfaction and experience when performing all processes related to the LSTYLE learning identification tool.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32145
Aparece nas coleções:SH - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
otimizacaointerfaceslstyle.pdf2,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons