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Título: Mobilização de habilidades socioemocionais: aplicação do jogo QuíJenga com licenciandos em química
Título(s) alternativo(s): Mobilization of socioemotional skills: application of the QuiJenga game with undergratuated chemistry teaching students
Autor(es): Silva, Amanda Costa
Orientador(es): Stipp, Julliana Izabelle Simionato
Palavras-chave: Jogos educativos
Habilidades pessoais
Química - Estudo e ensino
Base Nacional Comum Curricular
Educational games
Soft skills
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 29-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: SILVA, Amanda Costa. Mobilização de habilidades socioemocionais: aplicação do jogo QuíJenga com licenciandos em química. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) uma visão abrangente da educação, que vai além do desenvolvimento intelectual. O documento estabelece que é necessário oferecer oportunidades para os indivíduos se conhecerem, apreciarem, cuidarem da saúde física e emocional, e compreenderem a diversidade humana. Além disso, destaca a importância de reconhecer as próprias emoções e as dos outros, cultivando a empatia e a capacidade de lidar com as emoções em situações individuais ou coletivas, com autonomia e autocrítica. Neste contexto, entende-se que o professor pode utilizar em suas aulas, recursos que contribuam e satisfaçam as referidas competências, por isso o uso de jogos como recurso didático vem ganhando cada vez mais espaço. Eles podem despertar o interesse de alunos para aprender e oportunizar o trabalho cooperativo e em grupo, promovendo o diálogo. Nessa perspectiva, na pesquisa foi identificado se o contexto proposto durante a aplicação de um jogo intitulado "QuíJenga" mobilizou habilidades socioemocionais em licenciandos em Química. Participaram da pesquisa nove licenciandos em Química, matriculados nas disciplinas de estágios curriculares obrigatórios. Na coleta de dados, o jogo QuíJenga foi adaptado e aplicado de acordo com os objetivos propostos para esse trabalho. Além disso, utilizamos observação participante, diários e questionários como instrumentos para coletar dados. Em suma, o jogo QuíJenga mostrou ser uma ferramenta educacional eficaz, promovendo além da aprendizagem da Química, mas também de estimular o desenvolvimento integral dos alunos. Suas dinâmicas envolventes foram capazes de mobilizar habilidades socioemocionais essenciais: autogestão, engajamento com outros, amabilidade, resiliência emocional e abertura ao novo, fortalecendo tanto os aspectos cognitivos quanto os emocionais e sociais dos participantes. Portanto, o QuíJenga representa uma valiosa contribuição para a área da educação, oferecendo uma abordagem lúdica e enriquecedora que potencializa o aprendizado e o crescimento dos estudantes.
Abstract: The National Curricular Common Base (BNCC) is a comprehensive view of education that goes beyond intellectual development. The document establishes that it is necessary to offer opportunities for individuals to know each other, appreciate themselves, take care of their physical and emotional health, and understand human diversity. In addition, it highlights the importance of recognizing one's own emotions and those of others, cultivating empathy and the ability to deal with emotions in individual or collective situations, with autonomy and self-criticism. In this context, it is understood that the teacher can use in his/her classes, resources that contribute and satisfy the aforementioned competences, so the use of games as a didactic resource is gaining more and more space. They can arouse students' interest in learning and provide opportunities for cooperative and group work, promoting dialogue. From this perspective, the research identified whether the context proposed during the application of a game entitled "QuíJenga" mobilized socio-emotional skills in Chemistry Teaching undergraduates. Nine undergraduate students in Chemistry Teaching, enrolled in the subjects of mandatory curricular internships, participated in the research. In data collection, the QuíJenga game was adapted and applied according to the objectives proposed for this work. In addition, we used participant observation, diaries and questionnaires as instruments to collect data. In short, the QuíJenga game proved to be an effective educational tool, not only promoting the learning of Chemistry, but also stimulating the integral development of students. Its engaging dynamics were able to mobilize essential socio-emotional skills: self-management, engagement with others, kindness, emotional resilience and openness to new things, strengthening both the participants' cognitive, emotional and social aspects. Therefore, QuíJenga represents a valuable contribution to the field of education, offering a playful and enriching approach that enhances students' learning and growth.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32057
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