Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Douglas Cristiano-
dc.date.accessioned2023-08-01T14:24:33Z-
dc.date.available2023-08-01T14:24:33Z-
dc.date.issued2023-05-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Douglas Cristiano. A utilização do Tinkercad como proposta metodológica para aprendizagem significativa de eletricidade. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31905-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Introdução ao Tinkercardpt_BR
dc.description.abstractPhysics teaching is often associated with learning difficulties, largely due to the excessive mathematization of contents, lack of conceptual focus and scarcity of resources for laboratory experimentation. To face this challenge, teachers need to constantly reinvent themselves and seek methodologies that favor meaningful student learning. Practical classes in the laboratory are an excellent tool for this, but it is necessary to have an adequate foundation to avoid damage to materials arising from the erroneous connection of components or improper handling of equipment. This background can be obtained, for example, with an introduction to the content and basic components prior to experimental classes through virtual simulators or digital learning objects (ODAs). In this context, the Tinkercad platform, which is a platform focused on programming and electrical simulations, has shown great potential for teaching electrical and electronic circuits through virtual simulation. Thus, this work aims to use the Tinkercad platform as an ODA acting as a previous organizer to contribute to the teaching of contents of the subject of experimental physics III. The study consisted of building a previous organizer with 5 experiments on the Tinkercad platform. These experiments were used as a basis for physics classes before the construction of experiments in the physical laboratory. The research included an intervention in an undergraduate class of Engineering Physics, using the platform as a methodological basis. Then, a comparative analysis of the results between two groups was carried out: research participants and non-participants. The final objective was to make a conclusive analysis on the use of Tinkercad as a previous organizer. The results showed that using the Tinkercad platform as a prior organizer for experimental classes was effective, resulting in better student performance in classroom activities and a deeper understanding of electricity content. This suggests that the use of ODAs, such as the Tinkercad platform, can be a useful alternative for the previous organization of experimental classes in other disciplines that involve the use of electrical circuits. The study highlights the importance of technology as a pedagogical tool to enhance student learning and encourage active participation in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEletricidadept_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectPhysics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectElectricitypt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.titleA utilização do Tinkercad como proposta metodológica para aprendizagem significativa de eletricidadept_BR
dc.title.alternativeThe use of Tinkercad as a methodological proposal for meaningful learning about electricitypt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO ensino de física é frequentemente associado a dificuldades de aprendizagem, em grande parte devido à matematização excessiva dos conteúdos, falta de enfoque conceitual e a escassez de recursos para a experimentação em laboratório. Para enfrentar esse desafio, os professores precisam se reinventar constantemente e buscar metodologias que favoreçam a aprendizagem significativa dos alunos. As aulas práticas em laboratório são uma excelente ferramenta para isso, mas é preciso ter um embasamento adequado para evitar danos aos materiais oriundos da ligação errônea dos componentes ou manuseio inadequado dos equipamentos. Este embasamento pode ser obtido, por exemplo, com uma introdução ao conteúdo e aos componentes básicos anteriores as aulas experimentais através de simuladores virtuais ou objetos digitais de aprendizagem (ODAs). Nesse contexto, a plataforma Tinkercad que é uma plataforma voltada para simulações de programação e elétrica, têm se mostrado uma com grande potencial para o ensino de circuitos elétricos e eletrônicos por meio de simulação virtual. Assim, este trabalho tem como objetivo utilizar a plataforma Tinkercad como um ODA atuando como organizador prévio para contribuir com o ensino de conteúdos da disciplina de física III experimental. O estudo consistiu na construção de um organizador prévio com 5 experimentos na plataforma Tinkercad. Esses experimentos foram utilizados como embasamento para as aulas de física antes da construção dos experimentos em laboratório físico. A pesquisa incluiu uma intervenção em uma turma de graduação da disciplina de Física das Engenharias, com a utilização da plataforma como embasamento metodológico. Em seguida, foi realizada uma análise comparativa dos resultados entre dois grupos: participantes e não participantes da pesquisa. O objetivo final foi fazer uma análise conclusiva sobre a utilização do Tinkercad como organizador prévio. Os resultados mostraram que a utilização da plataforma Tinkercad como organizador prévio para aulas experimentais foi eficaz, resultando em um melhor desempenho dos alunos nas atividades em sala de aula e uma compreensão mais aprofundada do conteúdo de eletricidade. Isso sugere que o uso de ODAs, como a plataforma Tinkercad, pode ser uma alternativa útil para a organização prévia de aulas experimentais em outras disciplinas que envolvam o uso de circuitos elétricos. O estudo destaca a importância da tecnologia como uma ferramenta pedagógica para aprimorar a aprendizagem dos alunos e incentivar a participação ativa em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-0712-301Xpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1661120733192611pt_BR
dc.contributor.advisor1Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee1Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.contributor.referee2Miquelin, Awdry Feisser-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-7459-3780pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9516464037261848pt_BR
dc.contributor.referee3Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee4Ribeiro, Rafael João-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-9076-3663pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8959638579225703pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fisicaeletricidadetinkercadaprendizagem.pdf2,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
fisicaeletricidadetinkercadaprendizagem_produto.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons