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Título: Ações em gestão do conhecimento para uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Actions in knowledge management for public institution of higher education: a case study
Autor(es): Empinotti, Paula Carolina
Orientador(es): Stankowitz, Rosângela de Fátima
Palavras-chave: Ensino superior - Finalidades e objetivos
Universidades e faculdades públicas - Estudo de casos
Gestão do conhecimento
Administração pública
Universidade Federal do Paraná
Education, Higher - Aims and objectives
Public universities and colleges - Case studies
Knowledge management
Public administration
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: EMPINOTTI, Paula Carolina. Ações em gestão do conhecimento para uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso. 2023. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) têm o foco no conhecimento, sendo esse o principal motivo para existirem. Para que as IPES possam atrair e manter o capital humano, promover o capital social, criar e usar o capital estrutural, compartilhar processos e práticas e estimular a colaboração, torna-se necessário implementar e institucionalizar a Gestão do Conhecimento (GC). Assim, a autoavaliação ou diagnóstico para averiguar o Nível de Maturidade em Gestão do Conhecimento (NMGC), que identifique os pontos fortes e as oportunidades de melhoria, é o primeiro passo para a institucionalização da GC. A partir do diagnóstico é possível identificar elementos viabilizadores e dificultadores para a implementação da GC e, então, estabelecer um plano de ação adequado a sua realidade. Logo, o objetivo deste estudo é propor um conjunto de ações voltadas à GC na Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir de um diagnóstico do seu NMGC e do mapeamento dos elementos viabilizadores e dificultadores da GC na instituição. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa descritiva e exploratória, por meio de um estudo de caso. A amostra, definida de forma intencional, foi composta por 40 docentes e técnicos-administrativos de dois órgãos administrativos, sendo um de nível estratégico, a Pró-Reitoria de Planejamento, Orçamento e Finanças (PROPLAN) e um de nível tático-operacional, o Setor de Ciências da Terra (SCT). A coleta e análise de dados foi baseada na primeira fase do diagnóstico para a Administração Pública Brasileira proposto por Batista (2012). O método de coleta de dados foi o questionário eletrônico estruturado e a análise de dados seguiu as etapas preconizadas pelo mesmo autor. Na percepção dos servidores lotados na PROPLAN, a UFPR encontra-se no Nível 3 de maturidade em GC - ”Introdução (Expansão)”, enquanto na percepção dos servidores lotados no SCT, encontra-se no Nível 2 - ”Iniciação”. Foram mapeados poucos elementos viabilizadores e dificultadores da GC em comum nos órgãos avaliados, sendo os principais viabilizadores relacionados à tecnologia e os principais dificultadores relacionados ao critério ”Pessoas”. A maioria dos viabilizadores na PROPLAN foi mapeada como dificultadores no SCT, indicando a necessidade de ações intensivas voltadas à GC nos órgãos de nível tático-operacional. A análise dos dados serviu de subsidio para elaborar 13 ações para melhoria dos processos e para o desenvolvimento do capital intelectual da UFPR. As ações são para contribuir e fomentar a GC na UFPR.
Abstract: Public Institutions of Higher Education (PIHEs) are focused on knowledge, which is the main reason for their existence. So that PIHEs can attract and retain human capital, promote social capital, create and use structural capital, share processes and practices, and encourage collaboration, they must implement and institutionalize Knowledge Management (KM). Thus, the self-assessment or diagnosis to ascertain the Maturity Level in Knowledge Management (NMGC), which identifies the strengths and opportunities for improvement, is the first step for the institutionalization of KM. From the diagnosis it is possible to identify enabling and hindering elements for the implementation of KM and, then, establish an action plan appropriate to its reality. Therefore, the goal of this study is to propose a set of actions aimed at KM at the Universidade Federal do Paraná (UFPR), from a diagnosis of its NMGC and the mapping of the enabling and hindering elements of KM in the institution. To achieve this goal, a descriptive and exploratory research was conducted through a case study. The sample, defined intentionally, was composed of 40 professors and administrative technicians from two administrative organs, being one of strategic level, the Pro-Rector Office of Planning, Budget and Finance (PROPLAN) and one of tactical-operational level, the Earth Sciences Sector (SCT). Data collection and analysis was based on the first phase of the diagnosis for the Brazilian Public Administration proposed by Batista (2012). The data collection method was the structured electronic questionnaire and data analysis followed the steps recommended by the same author. In the perception of the PROPLAN’s servers, UFPR is at Level 3 of maturity in KM - "Introduction (Expansion)", while in the perception of the SCT’s servers, it is at Level 2 - "Initiation". The main enablers were related to technology and the main hinderers were related to the ”People” criterion. Most of the enablers at PROPLAN were mapped as hindrances in the SCT, indicating the need for intensive actions directed to KM in the tactical-operational level organs. The data analysis served as a subsidy to elaborate 13 actions for process improvement and for the development of UFPR’s intellectual capital. The actions are to contribute to and foster KM at UFPR.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31879
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