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Título: Avaliação do efeito da integração de atividades de programação no ensino de teste de software em um ambiente com elementos de jogos
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the effect of integrating programming activities and software testing in a gamified learning tool
Autor(es): Petris, Vinicius Bosa
Orientador(es): Silva, Marco Aurélio Graciotto
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Programação (Computadores)
Software - Desenvolvimento
Teaching - Aids and devices
Computer programming
Computer software - Development
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PETRIS, Vinicius Bosa. Avaliação do efeito da integração de atividades de programação no ensino de teste de software em um ambiente com elementos de jogos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: Contexto: O aprendizado de teste de software envolve uma dificuldade por parte dos estudantes devido à falta de material atualizado e uma atitude negativa com relação ao aprendizado. Uma solução plausível para incentivar os estudantes é abordar gamificação no aprendizado. Existem algumas ferramentas que abordam gamificação e ensino, dentre elas o Code Defenders, o qual aborda gamificação entrelaçada a uma jogabilidade intuitiva que permite aos jogadores produzir mutantes e desenvolver casos de testes. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da integração de atividades de programação no ensino de teste de software em um ambiente com elementos de jogos, através do Code Defenders, avaliando a qualidade da ferramenta e avaliando os códigos de programa e testes de unidades criados pelos estudantes. Duas questões de pesquisa foram tratadas. A primeira questão de pesquisa abordou se a qualidade do ambiente para ensino de teste de software integrado à programação é satisfatória. A segunda questão de pesquisa avaliou se a integração de atividades de programação no ensino de teste de software em um ambiente com elementos de jogos permite um melhor aprendizado de teste de software. Métodos: O primeiro passo foi definir a plataforma para responder as questões de pesquisa, escolhendo-se o Code Defenders. Para aprimorar a gamificação foram implementas duas modificações na plataforma. Após a implementação foi proposto aos estudantes do curso de Ciência da Computação que participaram da disciplina de Engenharia de Software a execução de um estudo de caso para implementação de códigos de programa e testes de unidade em Java. Por fim, os participantes responderam um questionário para avaliar o Code Defenders com base no método MEEGA+. Seus respectivos códigos de programa foram avaliados utilizando os testes de unidade de referência, e também seus testes foram avaliados utilizando medidas de cobertura de teste de software. Resultados: Para a primeira questão de pesquisa, a qual refere-se à qualidade do Code Defender para o ensino de teste de software integrado a programação, ela foi avaliado como boa, sendo frequentemente o jogo considerado relevante para os interesses dos alunos. Na segunda questão de pesquisa, analisando as submissões dos códigos de programa e dos testes de unidade, a maioria dos estudantes conseguiu implementar com êxito os programas especificados e também conseguiu uma boa cobertura com seus testes. Conclusão: Neste trabalho foi realizado um estudo com estudantes utilizando o Code Defenders e, foi possível observar que a ferramenta apresentou-se como alternativa para aprimorar o aprendizado de testes de unidade e a programação em Java.
Abstract: Context: Software testing learning is difficult for students due to lack of up-to-date material and a negative attitude towards learning. A plausible solution for encouraging students is to employ gamification techniques. There are tools that combine gamification and teaching, among them Code Defenders, which addresses gamification intertwined with intuitive gameplay that allows players to produce mutants and develop test cases. Objective: The objective was to evaluate the effect of the integration of programming activities in the teaching of software testing in an environment with game elements, as provided by Code Defenders, evaluating the quality of the tool and evaluating the program code and unit tests created by the students. Two research questions were addressed. The first research question investigated if the quality of the environment for teaching software testing integrated into programming is satisfactory. The second research question was about evaluating whether the integration of programming activities when teaching software testing in an environment with game elements allows for better learning of software testing. Methods: The first step was to choose the platform to answer the research questions, which is how Code Defenders was defined. Two modifications were implemented in the platform to improve gamification. Using the modified platform, we proposed to the Computer Science students who participated in the Software Engineering class to carry out a case study to implement program code and unit tests in Java. Finally, they answered a questionnaire to evaluate Code Defenders based on the MEEGA+ method. Their respective program code was evaluated using reference unit tests, and their test cases were evaluated using software test coverage measures. Results: For the first research question, which refers to the quality of Code Defender for teaching software testing integrated into programming, it was evaluated as good, with the game being frequently considered relevant to the students’ interests. In the second survey question, which considered program code and unit test submissions, most students successfully implemented the specified programs and achieved good coverage with their tests. Conclusions: In this work, a study was carried out with students using Code Defenders. For this study, it was possible to observe that the tool presented itself as an alternative to improve the learning of unit tests and programming in Java.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31869
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