Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31858
Título: Mulheres e computação: análise interseccional de um curso de graduação
Título(s) alternativo(s): Women and computer technology: intersectional analysis of an undergraduate course
Autor(es): Müller, Daniele Claudine
Orientador(es): Amaral, Marília Abrahão
Palavras-chave: Feminismo e ciência
Tecnologia da informação
Interseccionalidade (Sociologia)
Computação - Mulheres
Mulheres no ensino superior
Computação - Currículos
Feminism and science
Information technology
Intersectionality (Sociology)
Computer science - Women
Women in higher education
Computer science - Curricula
Data do documento: 2-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MÜLLER, Daniele Claudine. Mulheres e computação: análise interseccional de um curso de graduação. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sistemas de Informação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A presença das mulheres na área da Computação, além de ser historicamente baixa, apresentou nos últimos anos uma tendência negativa de crescimento. Tendo isso em vista, este trabalho teve como objetivo analisar a participação de mulheres no curso de Sistemas de Informação da UTFPR Câmpus de Curitiba, buscando compreender padrões de ingresso e formação dessas mulheres. A pesquisa teve como base uma análise quantitativa dos dados extraídos do sistema acadêmico do curso no período de 2016 a 2021 e uma análise qualitativa, por meio de análise de conteúdo, do atual Projeto Pedagógico (PPC) do curso. O objetivo destas análises foi identificar se a elaboração do PPC considerou questões de gênero e suas intersecções com outros recortes sociais e se a nova matriz curricular afetou a dinâmica de ingressos e egressos do curso nos anos subsequentes à sua implantação. Os resultados foram discutidos a partir da literatura levantada tanto na área da Computação como na área do feminismo, com ênfase na abordagem interseccional, visando desta maneira tratar dos recortes de raça e condição socioeconômica em conjunto com o de gênero.
Abstract: Women’s participation in the Technology field is historically low and has shown a negative growth tendency in the last few years. This research aimed to analyse the participation of women in the Information Systems bachelor’s course at UTFPR Curitiba campus, seeking to identify and understand the trends of enrollment and graduation of these women. The research basis involves a quantitative analysis of data extracted from the course’s academic system from 2016 to 2021 and a qualitative analysis of the course’s current Pedagogic Project, through document analysis, aiming to identify if gender and its intersection with other social questions were taken into account in its development and whether the new curriculum influenced the enrollment and graduation dynamics in the years after its establishment. The results were discussed based on literature from both the Technology and Feminist fields, with emphasis given to intersectional analysis, só that gender is considered in relation to race, ethnicity and socioeconomic status.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31858
Aparece nas coleções:CT - Sistemas de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mulherescomputacaoanalisecurso.pdf1,54 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons